Relação dos trastes de prata e ornamentos da extinta capela de Santo Antônio (1856)

Marcus Vinícius Pereira das Dores

Resumo


Apresentar uma fonte documental manuscrita, em um periódico científico, além torná-la conhecida no meio acadêmico, colabora diretamente com a sua preservação e propagação. Nesta publicação, apresentaremos, de forma simples e sucinta o manuscrito Relação dos trastes de prata e ornamentos da extinta Capela de Santo Antônio. Vale destacar que o documento em questão é uma produção contextualizada, portador de acontecimentos da região em que foi produzido e, portanto, passível de ser tomado como objeto de estudos de diversas áreas. É preciso, contudo, estarmos atentos, pois sem a preservação e a divulgação dessa fonte primária, corremos o risco de reduzi-la à condição de registros antigos ou, simplesmente, “coisa velha e sem sentido”. O presente trabalho, mesmo curto e despretensioso, vai, sobretudo, no sentido oposto desse lamentável destino de muitos documentos antigos.

Palavras-chave


Manuscrito mineiro; Registros eclesiásticos; Edição fac-similar; Edição diplomática

Texto completo:

PDF

Referências


ARNOULD, Jean-Marie. Le centre de Sablé. In: NORTIER, Michel. (Dir.). Études sur la bibliotheque nationale et témoignages: réunis en hommage à Thérèse Kleindienst. Paris: Bibliothèque Nacionale, 1985. (Tradução de Aloisio Arnaldo Nunes de Castro).

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DORES, Marcus Vinícius Pereira das. O Primeiro Inventário de bens da Catedral de Mariana (1749-1753): edição e glossário terminológico. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. (Org.). Para a História do Português Brasileiro: primeiros estudos. v. 2, t. 2. São Paulo: Humanitas/FFLCH/FAPESP. 2001.

Fonte documental

Arquivo Eclesiástico Dom Oscar de Oliveira (AEAM), Minas Gerais. (1749-1904). Livro de Inventários da Catedral de Mariana. Inventário – P16.




DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v5i1.24859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 LaborHistórico

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

LaborHistórico | ISSN 2359-6910

A Revista LaborHistórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.