A carta de Françisca Maria Xavier de Castro: edição e reflexões sobre o imaginário social de mulheres na América Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.29110

Palavras-chave:

História das mulheres. América Portuguesa. Filologia. Paleografia. Edição

Resumo

A edição e as reflexões aqui apresentadas surgem como um dos resultados do processo de prospecção de documentos no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) no contexto do Projeto M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa. As visitas de prospecção tiveram por propósito a contribuição para a ampliação do mapeamento de documentos escritos por mulheres ou nos quais mulheres figurem em posição central durante a América Portuguesa (1500-1822). A partir da prospecção das pastas do fundo da Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo, localizado no APESP, e da subsequente leitura e seleção de quatro documentos pertinentes dentro da pasta identificada como 1.1.697, foram realizados o registro e a catalogação desses documentos, bem como a edição semidiplomática e as análises diplomáticas, paleográficas e codicológicas. Para este artigo, elegeu-se a carta identificada com o número 23, escrito a lápis no recto do primeiro fólio, de autoria de Françisca Maria Xavier de Castro. Durante o processo de edição, foi possível levantar hipóteses sobre o contexto histórico e social da autora. Alfabetizada, dona de pessoas escravizadas e responsável pelas próprias finanças, Françisca Maria Xavier de Castro pode ser vista como um desvio da imagem criada com base em estereótipos reproduzidos pela historiografia e que caracteriza a mulher branca como sempre submissa e ausente, tanto das relações sociais em comunidade como das decisões econômicas dentro do próprio lar. São apresentadas as edições fac-similar, semidiplomática e modernizada do documento. Além disso, propõe-se um conjunto de normas para a edição modernizada.

Biografia do Autor

Elisa Hardt Leitão Motta, Universidade de São Paulo

Cursa bacharelado e licenciatura em Letras Português-Francês na Universidade de São Paulo. Foi bolsista na mesma instituição pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudo da Pró-Reitoria de Graduação e, atualmente, é pesquisadora e bolsista no Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa).

Vanessa Martins do Monte, Universidade de São Paulo

Possui mestrado e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007 e 2013). É coordenadora do NEHiLP - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa - e do Projeto M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa. Atua como docente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Tem experiência nas áreas de Filologia, Paleografia, Codicologia, História da Língua Portuguesa e Humanidades Digitais. Concilia sua carreira profissional com a maternidade de um filho pequeno. É também madrasta de dois enteados jovens.

Referências

Arquivo Público do Estado de São Paulo. Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo. Guia do Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Disponível em: http://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/secretaria-de-governo-da-capitania-de-sao-paulo-2. Acesso em: 5 de junho de 2019.

Arquivo Público do Estado de São Paulo. Unidade de instalação 1.1.697-1.1.699 - Ofícios, ordens, requerimentos e certificados. Guia do Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Disponível em: http://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/oficios-ordens-requerimentos-e-certificados;isad. Acesso em: 17 de maio de 2019.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. vol. 8. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado, 2002.

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e de Diplomática. 3. ed. Santa Maria: Editora Ufsm, 2008.

BLUTEAU, Raphael. Diccionario Castellano y Portuguez para facilitar a los curiosos la noticia de la lengua Latina, con el uso del Vocabulario Portuguez, y Latino. Lisboa: 1712.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario Portuguez e Latino. Lisboa: 1721.

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Mulheres sem História. Revista de História, n. 114, p. 31-45, 7 jun. 1983.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. 3. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

FONSECA-SILVA, Maria da Conseição. Memória, mulher e política: do governo das capitanias à presidência da república, rompendo barreiras. In: TASSO, Ismara; NAVARRO, Pedro, orgs. Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas. Maringá: Eduem, 2012. pp. 183-208.

LEITE, Miriam Lifchtz Moreira. A mulher no Rio de Janeiro no século XIX. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1982.

MONTE, V. Uma descrição codicológica: documentos setecentistas. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 10-11, p. 103-120, 2009.

MORAIS, Kathlin Carla de. 'Damos aos suplicantes os chãos que pede': edição fac-similar e semidiplomática e estudo do manuscrito Cartas de Datas de Jundiaí do século XVII. 2018. 329 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Filologia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

NUNES, Eduardo Borges. Abreviaturas paleográficas portuguesas. 3. ed. Lisboa: Fl, 1981.

PAIXÃO DE SOUSA, M. C.; MONTE, V. M. do et al. Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português a partir de métodos das Humanidades Digitais. Disponível em: http://nehilp.prp.usp.br/~nehilp/HD/MAP/. Acesso em: 17 de maio de 2019.

PRIORE, Mary del. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. 1990. 294 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar: A utopia da cidade disciplinar, 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

RUSSELL-WOOD, Anthony John R.. Women and Society in Colonial Brazil. Journal Of Latin American Studies. Grã-bretanha, p. 1-34. maio 1977.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Sistema de casamentos no Brasil colonial. São Paulo: TA Queiroz/Edusp, 1984.

SILVA, Letícia Ferreira da; CASTILHO, Maria Augusta de. Brasil Colonial: As mulheres e o imaginário social. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 12, p.257-279, jan./jun. 2014.

VARTULI, Silvia Maria Amâncio Rachi. Senhoras da Colônia: Cultura escrita e inserção feminina em Minas Gerais. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 13, n. 18, p.32-63, 1º sem, 2012.

WOLFF, Cristina Scheibe; POSSAS, Lidia M. Vianna. Escrevendo a história no feminino. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 3, p.585-589, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático