“Que concluam esta pia e necessária negociação”: um manuscrito sobre a escravidão no Império Português (1764)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial2.29828

Palavras-chave:

Filologia. Edição. Instrução. Escravidão. Império Português.

Resumo

Este texto tem como objetivo o estabelecimento da edição semidiplomática de um dos documentos da Coleção Alberto Lamego, pertencente ao Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). O manuscrito relata uma instrução dada pelo rei a Agostinho José da Costa e Estácio Manuel de Aragão Carneiro, para que resgatassem escravizados que estavam presos no Porto de Tânger. O documento configura-se como uma rica fonte primária tanto para linguistas, como para historiadores e demais interessados no tema da escravidão no Império Português. Acompanham a edição breves comentários de ordem paleográfica e codicológica.

Biografia do Autor

Beatriz de Freitas Cardenete, Universidade de São Paulo

Cursa bacharelado e licenciatura em Letras Português-Espanhol na Universidade de São Paulo. Foi bolsista de Iniciação Científica na mesma instituição pelo Departamento de Letras Modernas e, atualmente, é pesquisadora no Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa) da USP. Foi aprovada em novembro de 2019 no processo de seleção para cursar o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP.

Vanessa Martins do Monte, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, area de Filologia e Língua Portuguesa, da Universidade de São Paulo.

Referências

COTRIM, Gilberto. História global. Brasil e geral. Vol. Único. São Paulo: Saraiva, 2005.

FIGUEIRA, Ricardo Rezende. Pisando fora da própria sombra: a escravidão por dívida no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

KLEIN, Herbert. Estatísticas históricas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1987.

MONTE, Vanessa Martins do. Correspondências Paulistas. As formas de tratamento em cartas de circulação pública (1765-1775). São Paulo: Humanitas, 2015.

MONTE, Vanessa Martins do. Documentos setecentistas: edição semidiplomática e tratamento das sibilantes. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

2019-11-19