O uso do Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da UFRJ para o estudo da História da Arte brasileira: o caso da Exposição Geral de 1884 da Academia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32216

Palavras-chave:

Arquivo Histórico. História da Arte brasileira. Exposição Geral de 1884. Critérios estéticos. Mudanças artísticas.

Resumo

Este artigo analisa o uso do Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da UFRJ para a História da Arte brasileira, tomando como caso de estudo a Exposição Geral de 1884 na Academia de Belas Artes. Destaca os critérios estéticos, artísticos e técnicos, utilizados no julgamento das obras de pintura, no qual se destaca Vitor Meireles. Avalia a posição da Academia nessa época de mudanças de gosto, às vésperas da grande reforma de 1890, que instituiu a Escola Nacional de Belas Artes. Coloca em discussão o que havia de diferença entre os velhos mestres e os jovens artistas.

Biografia do Autor

Sonia Gomes Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Historiadora da arte e museóloga. Fez mestrado na Universidade de Pennsylvania, doutorado na UFRJ e pós-doutorado no Laboratoire du Patrimoine Français / CNRS, Paris. É professora titular emérita da Escola de Belas Artes da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Há alguma tempo dedica-se à pesquisa da arte brasileira do século XIX, especialmente os temas: academia, ensino artístico, colecionismo, historiografia. Tem vários artigos publicações e alguns livros, sendo o último Arte, Ensino e Academia: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro (Mauad/Faperj, 2016).

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Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático