O uso do Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da UFRJ para o estudo da História da Arte brasileira: o caso da Exposição Geral de 1884 da Academia
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32216Palavras-chave:
Arquivo Histórico. História da Arte brasileira. Exposição Geral de 1884. Critérios estéticos. Mudanças artísticas.Resumo
Este artigo analisa o uso do Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da UFRJ para a História da Arte brasileira, tomando como caso de estudo a Exposição Geral de 1884 na Academia de Belas Artes. Destaca os critérios estéticos, artísticos e técnicos, utilizados no julgamento das obras de pintura, no qual se destaca Vitor Meireles. Avalia a posição da Academia nessa época de mudanças de gosto, às vésperas da grande reforma de 1890, que instituiu a Escola Nacional de Belas Artes. Coloca em discussão o que havia de diferença entre os velhos mestres e os jovens artistas.
Referências
ARQUIVO HISTÓRICO / EBA / UFRJ. Livro 6153 – Atas da Congregação da Academia 1882-1890.
DIAS, Elaine. Paisagem e Academia: Félix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851). Campinas: Editora UNICAMP, 2009.
GALVÃO, Alfredo. Félix-Émile Taunay e a Academia das Belas Artes. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 16, p. 137-217, 1968.
GALVÃO, Alfredo. João Zeferino da Costa, sua vida de estudante e a de professor contadas pelos documentos existentes na Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: s/ed, 1973.
GALVÃO, Alfredo. Manuel de Araújo Porto-Alegre: sua influência na Academia Imperial de Belas Artes e no meio artístico do Rio de Janeiro. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 14, p. 19-120, 1959.
GALVÃO, Alfredo. Subsídios para a história da Academia Imperial. Rio de Janeiro: ENBA/Universidade do Brasil, 1954.
LEVY, Carlos Roberto Maciel. Exposições Gerais da Academia Imperial e da Escola Nacional de Belas Artes: período monárquico – catálogo de artistas e obras entre 1840 e 1884. Rio de Janeiro.
PEREIRA, Sonia Gomes. Arte, Ensino e Academia: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad / FAPERJ, 2016.
PEREIRA, Sonia Gomes. Os envios de Rodolfo Amoedo: questão da tradição e da modernidade. Anuário do Museu Nacional de Belas Artes, v. 1, , 2009, p. 155-164.
PEREIRA, Sonia Gomes. Victor Meirelles e a Academia Imperial de Belas Artes. In: TURAZZI, Maria Inez (org). Victor Meirelles, novas leituras. Florianópolis / São Paulo: Museu Victor Meirelles / Nobel, 2009. p. 46-63.
SQUEFF, Leticia. Uma galeria para o Império: a Coleção Escola Brasileira e as origens do Museu Nacional de Belas Artes. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 20.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.