O "Discorso" de Paleotti e o desejo por uma teoria Tridentina da imagem

Clara Habib de Salles Abreu

Resumo


Qual era a real importância que a Igreja, no contexto das reformas religiosas do século XVI, dava ao controle sobre as imagens na Europa Católica? O artigo em questão pretende investigar, a partir da análise do Discorso intorno alle immagini sacre e profane do Arcebispo de Bolonha Gabriele Paleotti, uma relação entre teoria e prática das artes no contexto do Concílio de Trento. Trata-se de questionar qual é a real distância existente entre o discurso teórico, intelectualizado, proferido pelos representantes da Igreja e tratadistas da arte (desejosos por uma normativa) e a efetiva prática da arte, que, por vezes, escapava a essa normativa.


Palavras-chave


Concílio de Trento. Teoria da arte. Tratadística. Gabriele Paleotti. Imagem católica.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32589

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