O "Discorso" de Paleotti e o desejo por uma teoria Tridentina da imagem
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32589Parole chiave:
Concílio de Trento. Teoria da arte. Tratadística. Gabriele Paleotti. Imagem católica.Abstract
Qual era a real importância que a Igreja, no contexto das reformas religiosas do século XVI, dava ao controle sobre as imagens na Europa Católica? O artigo em questão pretende investigar, a partir da análise do Discorso intorno alle immagini sacre e profane do Arcebispo de Bolonha Gabriele Paleotti, uma relação entre teoria e prática das artes no contexto do Concílio de Trento. Trata-se de questionar qual é a real distância existente entre o discurso teórico, intelectualizado, proferido pelos representantes da Igreja e tratadistas da arte (desejosos por uma normativa) e a efetiva prática da arte, que, por vezes, escapava a essa normativa.
Riferimenti bibliografici
ABREU. Clara Habib de S. Entre norma e permanência: um diálogo entre teoria e prática da arte na Península Ibérica após o Concílio de Trento. Rio de Janeiro: UERJ/PPGARTES, 2020. (Tese de doutorado)
BLUNT. Anthony. Teoria artística na Itália 1450 – 1600. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CONCÍLIO DE TRENTO. Decreto sobre a Invocação, a Veneração e as Relíquias dos Santos. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org). A Pintura: Textos Essenciais vol. 2 A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.
D'ARGAVILLE, B. Inquisition and Metamorphosis: Paolo Veronese and the "Ultima Cena" of 1573. RACAR: revue d'art canadienne / Canadian Art Review, Vol. 16, Nº. 1 (1989), p. 43-48, 99.
FREEDBERG, D. The power of images. Study in the history and theory of response. Chicago e Londres: The University of Chicago, 1991.
GRASMAN, Eduard. On Closer Inspection - The Interrogation of Paolo Veronese. Artibus et Historiae, Vol. 30, No. 59 (2009), pp. 125-134
JOÃO DAMASCENO In. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org). A Pintura: Textos Essenciais vol. 2 A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org). A Pintura: Textos Essenciais vol. 2 A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.
LOCKER, Jesse. Introduction: Rethinking Art After the Council of Trent. In: Art and Reform in the Late Renaissance: After Trent. Londres: Routledge, 2018.
MÂLE, Emile. El arte religioso de la Contrarreforma. Estudios sobre la iconografía del final del siglo XVI y de los siglos XVII y XVIII. Madri: Ediciones Encuentro, 2001.
MOULANUS, Jean. Traité des saints images. Paris: Les Éditions du Cerf, 1996.
NOYLES, Ruth S. Aut numquid post annos mille quingentos docenda est Ecclesian Catholica quomodo sacrae imagines pingantur?: Post-Tridentine Image Reform and the Myth of Gabriele Paleotti. The Catholic Historical Review, Vol. 99, Nº 2, Abril 2013, p. 239-261.
PALEOTTI, Gabriele. Discourse on Sacred and Profane Images. Los Angeles: Getty Publications, 2012.
TAKAHATAKE, Naoko. Domenico Tibaldi 'Impressore': Publishing Agostino Carracci's Prints in Bologna. The Burlington Magazine, Vol. 151, No. 1272 (2009), p. 148-152.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.