O "Discorso" de Paleotti e o desejo por uma teoria Tridentina da imagem
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32589Keywords:
Concílio de Trento. Teoria da arte. Tratadística. Gabriele Paleotti. Imagem católica.Abstract
Qual era a real importância que a Igreja, no contexto das reformas religiosas do século XVI, dava ao controle sobre as imagens na Europa Católica? O artigo em questão pretende investigar, a partir da análise do Discorso intorno alle immagini sacre e profane do Arcebispo de Bolonha Gabriele Paleotti, uma relação entre teoria e prática das artes no contexto do Concílio de Trento. Trata-se de questionar qual é a real distância existente entre o discurso teórico, intelectualizado, proferido pelos representantes da Igreja e tratadistas da arte (desejosos por uma normativa) e a efetiva prática da arte, que, por vezes, escapava a essa normativa.
References
ABREU. Clara Habib de S. Entre norma e permanência: um diálogo entre teoria e prática da arte na Península Ibérica após o Concílio de Trento. Rio de Janeiro: UERJ/PPGARTES, 2020. (Tese de doutorado)
BLUNT. Anthony. Teoria artística na Itália 1450 – 1600. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CONCÍLIO DE TRENTO. Decreto sobre a Invocação, a Veneração e as Relíquias dos Santos. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org). A Pintura: Textos Essenciais vol. 2 A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.
D'ARGAVILLE, B. Inquisition and Metamorphosis: Paolo Veronese and the "Ultima Cena" of 1573. RACAR: revue d'art canadienne / Canadian Art Review, Vol. 16, Nº. 1 (1989), p. 43-48, 99.
FREEDBERG, D. The power of images. Study in the history and theory of response. Chicago e Londres: The University of Chicago, 1991.
GRASMAN, Eduard. On Closer Inspection - The Interrogation of Paolo Veronese. Artibus et Historiae, Vol. 30, No. 59 (2009), pp. 125-134
JOÃO DAMASCENO In. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org). A Pintura: Textos Essenciais vol. 2 A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org). A Pintura: Textos Essenciais vol. 2 A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura. São Paulo: Ed. 34, 2004.
LOCKER, Jesse. Introduction: Rethinking Art After the Council of Trent. In: Art and Reform in the Late Renaissance: After Trent. Londres: Routledge, 2018.
MÂLE, Emile. El arte religioso de la Contrarreforma. Estudios sobre la iconografía del final del siglo XVI y de los siglos XVII y XVIII. Madri: Ediciones Encuentro, 2001.
MOULANUS, Jean. Traité des saints images. Paris: Les Éditions du Cerf, 1996.
NOYLES, Ruth S. Aut numquid post annos mille quingentos docenda est Ecclesian Catholica quomodo sacrae imagines pingantur?: Post-Tridentine Image Reform and the Myth of Gabriele Paleotti. The Catholic Historical Review, Vol. 99, Nº 2, Abril 2013, p. 239-261.
PALEOTTI, Gabriele. Discourse on Sacred and Profane Images. Los Angeles: Getty Publications, 2012.
TAKAHATAKE, Naoko. Domenico Tibaldi 'Impressore': Publishing Agostino Carracci's Prints in Bologna. The Burlington Magazine, Vol. 151, No. 1272 (2009), p. 148-152.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following:
a. The authors hold copyright of the published papers; authors are the sole responsible party for published papers content; the published paper is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License which allows the sharing of the publication as long as there is acknowledgement of authorship and publishing by Revista LaborHistórico.
b. Authors should seek previous permission from the journal in order to publish their articles as book chapters. Such publications should acknowledge first publishing by LaborHistórico.
c. Authors may publish and distribute their papers (for example, at institutional repositories, author's sites) at any time during or after the editorial process by Revista LaborHistórico.