Requerimento do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa solicitando o trabalho das cartas régias dos anos de 1700 e 1701

Bárbara Franco Cardoso

Resumo


Este texto tem como propósito apresentar a transcrição e a edição do documento pertencente ao acervo de manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional que exibe o pedido do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa ao rei de Portugal, em 1706, no qual deseja o traslado das cartas régias redigidas no início do século XVIII acerca do requerimento que os pagãos realizaram para obter informações sobre a forma mais adequada para que pudessem realizar seus ritos matrimoniais. Partindo de uma pesquisa de ordem paleográfica, para a realização deste trabalho, utilizaram-se Noções de Paleografia e de Diplomática de Ana Regina Berwanger e João Eurípedes Franklin Leal, As Normas Técnicas Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX de Maria Helena Ochi Flexor e Abreviaturas Paleográficas Portuguesas de Eduardo Borges Nunes.


Palavras-chave


Inquisição de Goa. Século XVIII. Manuscrito. Transcrição. Edição.

Texto completo:

PDF

Referências


BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e de Diplomática. 3ª edição. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008.

BIBLIOTECA NACIONAL. Requerimento do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa solicitando o treslado das cartas régias dos anos de 1700 e 1701, seus casamentos. Inquisição de Goa. Manuscritos. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1352114/mss1352114_166.pdf, 1706. Acesso em: 20 out. 2020.

FEITLER, Bruno. O Secreto do tribunal indiano da Inquisição portuguesa: entre Goa, Lisboa e Rio de Janeiro. São Paulo: UNIFESP, 2018.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos do séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

NUNES, Eduardo Borges. Abreviaturas Paleográficas Portuguesas. 3ª edição. Lisboa, 1981.

TAVARES, Célia Cristina da Silva. Inquisição ao avesso: a trajetória de um inquisidor a partir dos registros da visitação ao Tribunal de Goa. Topoi – Revista de História – Vol. 10 - n.º 19. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.




DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.40029

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Bárbara Franco Cardoso

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

LaborHistórico | ISSN 2359-6910

A Revista LaborHistórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.