Requerimento do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa solicitando o trabalho das cartas régias dos anos de 1700 e 1701
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.40029Palabras clave:
Inquisição de Goa. Século XVIII. Manuscrito. Transcrição. Edição.Resumen
Este texto tem como propósito apresentar a transcrição e a edição do documento pertencente ao acervo de manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional que exibe o pedido do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa ao rei de Portugal, em 1706, no qual deseja o traslado das cartas régias redigidas no início do século XVIII acerca do requerimento que os pagãos realizaram para obter informações sobre a forma mais adequada para que pudessem realizar seus ritos matrimoniais. Partindo de uma pesquisa de ordem paleográfica, para a realização deste trabalho, utilizaram-se Noções de Paleografia e de Diplomática de Ana Regina Berwanger e João Eurípedes Franklin Leal, As Normas Técnicas Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX de Maria Helena Ochi Flexor e Abreviaturas Paleográficas Portuguesas de Eduardo Borges Nunes.
Citas
BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e de Diplomática. 3ª edição. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008.
BIBLIOTECA NACIONAL. Requerimento do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa solicitando o treslado das cartas régias dos anos de 1700 e 1701, seus casamentos. Inquisição de Goa. Manuscritos. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1352114/mss1352114_166.pdf, 1706. Acesso em: 20 out. 2020.
FEITLER, Bruno. O Secreto do tribunal indiano da Inquisição portuguesa: entre Goa, Lisboa e Rio de Janeiro. São Paulo: UNIFESP, 2018.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos do séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.
NUNES, Eduardo Borges. Abreviaturas Paleográficas Portuguesas. 3ª edição. Lisboa, 1981.
TAVARES, Célia Cristina da Silva. Inquisição ao avesso: a trajetória de um inquisidor a partir dos registros da visitação ao Tribunal de Goa. Topoi – Revista de História – Vol. 10 - n.º 19. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
El autor del texto enviado a la Revista LaborHistorico cede los derechos autorales a la Revista, en caso de que el texto sea publicado. Sin embargo, los autores mantienen el derecho de compartir, copiar, distribuir, ejecutar y comunicar publicamente el trabajo bajo la condición de hacer referencia a la Revista LaborHistórico.
Todos los trabajos se encuentran bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional.
Los autores son los únicos responsables del contenido de los trabajos. Está prohibido el envío integral o parcial del texto ya publicado en la Revista a otras revistas.