Requerimento do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa solicitando o trabalho das cartas régias dos anos de 1700 e 1701
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v7i2.40029Palavras-chave:
Inquisição de Goa. Século XVIII. Manuscrito. Transcrição. Edição.Resumo
Este texto tem como propósito apresentar a transcrição e a edição do documento pertencente ao acervo de manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional que exibe o pedido do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa ao rei de Portugal, em 1706, no qual deseja o traslado das cartas régias redigidas no início do século XVIII acerca do requerimento que os pagãos realizaram para obter informações sobre a forma mais adequada para que pudessem realizar seus ritos matrimoniais. Partindo de uma pesquisa de ordem paleográfica, para a realização deste trabalho, utilizaram-se Noções de Paleografia e de Diplomática de Ana Regina Berwanger e João Eurípedes Franklin Leal, As Normas Técnicas Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX de Maria Helena Ochi Flexor e Abreviaturas Paleográficas Portuguesas de Eduardo Borges Nunes.
Referências
BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e de Diplomática. 3ª edição. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008.
BIBLIOTECA NACIONAL. Requerimento do promotor do Santo Ofício da Inquisição de Goa solicitando o treslado das cartas régias dos anos de 1700 e 1701, seus casamentos. Inquisição de Goa. Manuscritos. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1352114/mss1352114_166.pdf, 1706. Acesso em: 20 out. 2020.
FEITLER, Bruno. O Secreto do tribunal indiano da Inquisição portuguesa: entre Goa, Lisboa e Rio de Janeiro. São Paulo: UNIFESP, 2018.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos do séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.
NUNES, Eduardo Borges. Abreviaturas Paleográficas Portuguesas. 3ª edição. Lisboa, 1981.
TAVARES, Célia Cristina da Silva. Inquisição ao avesso: a trajetória de um inquisidor a partir dos registros da visitação ao Tribunal de Goa. Topoi – Revista de História – Vol. 10 - n.º 19. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.