A presença do latim no cemitério da Santa Casa de Caridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v10i2.59952

Palavras-chave:

Latim, Cemitério, Arte tumular, Arquitetura funerária, Religião

Resumo

Os cemitérios guardam parte de nosso Patrimônio Cultural, sendo um lugar de rememoração na tentativa de imortalizar o morto. No Cemitério da Santa Casa de Caridade (Bagé, RS), há diversos túmulos, com suas arquiteturas, alegorias, diferentes línguas e esculturas, que traduzem um universo de representações socioculturais. Dentre tais línguas, está o latim. A motivação desta pesquisa se deu pela carência de trabalhos deste escopo e pela relevância de se observar a presença do latim nos dias atuais. Assim, o presente trabalho visa observar as regiões do cemitério onde o latim está presente, a nacionalidade e a condição socioeconômica dos enterrados, a arte tumular, a arquitetura funerária e os elementos de religiosidade presentes nos túmulos. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e de campo. Foram feitas visitas ao cemitério, nas quais foram feitos registros fotográficos. Dos 27 túmulos com inscrições em latim, 23 estão na parte mais antiga, que contém edificações luxuosas e acadêmicas. A maioria deles são de baixa elevação, de estilo art déco, de arquitetura acadêmica e pertencem a famílias portuguesas e espanholas de fé cristã. O latim, portanto, predomina nos túmulos das famílias de ascendência europeia, cristãs e de maior poder aquisitivo. Isso provavelmente ocorre pelo acesso maior à informação e às artes, pelo apreço a estilos eruditos europeus, pela tradição do emprego do latim na Igreja Católica, de maneira a reafirmar a fé cristã da família, e pelo desejo de perpetuar o status socioeconômico com edificações tumulares suntuosas e com distinção ao mostrar conhecimento de latim.

Biografia do Autor

Dienifer Feijó Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras, Línguas Adicionais (Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) pela Universidade Federal do Pampa. Formada em curso livre de língua inglesa na escola de idiomas Yázigi. Estudou inglês na Eurocentres Language School em Toronto, Canadá. Realizou cursos de conversação em inglês pela Universidade Federal do Pampa. Concluiu cursos e treinamentos na área pedagógica pela Universidade Corporativa Yázigi. Trabalhou como professora de Língua Inglesa de 2013 a 2018 na escola de idiomas Yázigi (Bagé, RS). Foi professora de língua Inglesa no programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Pampa (bolsista CAPES de 2018 a 2020). Planejou e criou o curso Inglês Através da Astronomia e sua ementa, vinculado com o Idiomas sem Fronteiras e o Planetário da UNIPAMPA. Trabalhou como professora de língua inglesa no CÉSAR - Centro de Ensino e Aprendizagem e no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Bagé para anos finais e ensino médio. Atualmente é discente no Programa de Pós-graduação Letras na área de Estudos da Literatura com linha de pesquisa em Sociedade, (Inter)textos literários e Tradução nas Literaturas Estrangeiras Modernas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Taíse Simioni, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas, com atuação no Departamento de Letras. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, morfofonologia, variação linguística e ensino da língua portuguesa.

Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras-Português/Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002); mestrado em Letras - Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Teoria e Análise Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Latim e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, latim clássico, latim vulgar, estudos diacrônicos de língua portuguesa. É professora associada do departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do projeto Banco de dados de textos escritos: Português Histórico do Rio Grande do Sul. Atua no programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM coordenando o projeto Português Antigo do Rio Grande do Sul: língua e história I e II e Língua e Humanidades Digitais. Participa do Grupo de Pesquisa HlinFu (História da Língua e Formação Urbana).

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Publicado

16-09-2024