Apontamentos sobre a prática da H(h)istória da arte
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32353Keywords:
Arte. História. Imagem. Historiografia.Abstract
Procura-se neste texto articular alguns apontamentos acerca dos vínculos entre “arte” e “história”, “objeto” e “sujeito”, “imagem” e “texto”, sem a pretensão de esgotar os mesmos. Seu propósito principal é apresentar questões gerais formuladas a respeito da disciplina História da Arte por meio de publicações de autores considerados referenciais no campo e que se propuseram a pensar essa ampla problemática da prática da história da arte. Não se trata aqui de reivindicar originalidade em tais reflexões, mas de enumerar aspectos teórico-metodológicos capazes de articular tópicos essenciais para o debate, de modo a também viabilizar orientação pedagógica ao estudo da historiografia. Ao se identificar as convergências e divergências de enunciado e de enunciação nos discursos analisados, ressaltam-se alguns embates entre os posicionamentos dos autores – ao mesmo tempo, o desejo de ordem –, e que, de modo geral, estão ainda circunscritos ao contexto europeu, região onde a prática da História da Arte foi historicamente concebida, moldada e institucionalizada. Isso posto, um problema recorrente tem norteado o estado atual da questão: a partir da existência de cursos de graduação em História da Arte em algumas regiões do Brasil – e sua suposta primazia na formação de jovens profissionais –, em um país cujas particularidades culturais e sociais diferem do ambiente de origem da disciplina, qual história da arte é possível ser praticada?
References
AMARO, Danielle. O lugar da História da Arte no Brasil: breve revisão da instituição da história da arte no Brasil a partir dos cursos de graduação. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, Bogotá, Volumen 9, Número 1, p. 69-93, Enero-Junio de 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2970/297031872004.pdf Acesso em: 28 de janeiro de 2020.
ARGAN, Giulio Carlo. A História da Arte. In: História da arte como história da cidade. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes: 1998, p. 13-72.
ARGAN, Giulio Carlo. Preâmbulo ao estudo da história da arte. In: ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. 2ª ed. Guia de história da arte. Lisboa: Estampa, 1994, p. 11-42.
BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. Concinnitas, Revista do Instituto de Artes da Uerj, Rio de Janeiro, ano 6, vol. 1, n. 8, p. 64-78, jul. 2005.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BELTING, Hans. Semelhança e presença: a história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: [s./n.], 2010.
BOUDON-MACHUEL, Marion. Porque “a história da arte no Brasil”? Perspective, La Revue de l’Institut national d’histoire de l’art / INHA, Paris, n. 2, décembre 2013. Disponível em: http://journals.openedition.org/perspective/3930. Acesso em: 27 de janeiro de 2020.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A história da arte como disciplina anacrônica. In: Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
PANOFSKY, Erwin. A história da arte como uma disciplina humanística. In: Significado nas artes visuais. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 19-46.
PANOFSKY, Erwin. Três décadas de história da arte nos Estados Unidos. In: Significado nas artes visuais. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 411-439.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following:
a. The authors hold copyright of the published papers; authors are the sole responsible party for published papers content; the published paper is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License which allows the sharing of the publication as long as there is acknowledgement of authorship and publishing by Revista LaborHistórico.
b. Authors should seek previous permission from the journal in order to publish their articles as book chapters. Such publications should acknowledge first publishing by LaborHistórico.
c. Authors may publish and distribute their papers (for example, at institutional repositories, author's sites) at any time during or after the editorial process by Revista LaborHistórico.