“Cada letra isolada era um desenho”: caligrafia, estética e iconografia em Baú de Ossos
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32758Keywords:
Literatura brasileira. Memórias. Caligrafia. Iconografia. Estética.Abstract
A obra de Pedro da Silva Nava (1903-1984) fornece incomparável panorama sobre o século XX no Brasil. Este artigo examina menções à escrita em Baú de Ossos (1972), no contexto cultural brasileiro do início do novecentos. Com base no conceito de ut pictura poesis, o objetivo do estudo é mostrar que Pedro Nava aludiu ao aspecto gráfico da escrita cursiva, palavra escrita e signos em espaço público, com enfoque estético, lirismo e humor, em episódios de memórias de infância e perfis biográficos. A análise indica que ele considerou os estilos de caligrafia recursos de interação social, expressão artística e psicológica.
References
AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução de J. Oliveira Santos, S.J. e Ambrósio de Pina, S.J. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1980.
AUGUSTINE, Saint. The City of God. Books VII-XXII. Translated by Gerald G. Walsh, S. J. and Daniel J. Honan. Washington: The Catholic University of American Press, 2008.
AGOSTINHO, Santo. Solilóquios. Tradução de Adaury Fiorotti. São Paulo: Paulus, 1998.
AGUIAR, Joaquim Alves de. Espaços da Memória. Um estudo sobre Pedro Nava. São Paulo: Edusp, 1998.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
BLANCHON, Flora. Arts et Histoire de Chine. Paris: Presses de l’Université de Paris Sorbonne, 1999.
BODEI, Remo. Le forme del bello. Bologna: Il Mulino, 1995.
CHAVES, José Adjuto Castelo Branco. Memorialistas portugueses. Amadora: Livraria Bertrand, 1978.
BUENO, Antônio Sérgio. Vísceras da Memória: uma leitura da obra de Pedro Nava. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
FERRARO, Cari. The Complete Book of Calligraphy & Lettering. Lake Forest, CA: Walter Foster Publishing, 2018.
FERREIRA, Luísa de Nazaré. Referências cromáticas nos fragmentos de Simónides. Humanitas, v. 59, p. 29-48, 2007.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. Introdução à bibliologia brasileira: a imagem gravada. São Paulo: Edusp, 1994.
FILREIS, Alan. Ut Pictura Poesis. In: PREMINGER, Alex (ed.). Princeton Encyclopedia of Poetry and Petics. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1972, p. 881-883.
FREYRE, G. Sobrados e Mucambos. Rio de Janeiro: Record, 1996.
FRY, Northrop. Fábulas de Identidade. Estudos de Mitologia Poética. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
GABRIEL, Maria Alice Ribeiro. O jovem esteta P. e a invenção de Valentina. Todas as Letras. Revista de Língua e Literatura, v. 20, n. 3, p. 121-129, 2018. Disponível em: Acesso em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/10669/7422. 20/01/2020.
JEANNELLE, Jean-Louis. Écrire ses Mémoires au XXe siècle: déclin et renouveau d’une tradition. Paris: Gallimard, 2008.
JOYCE, James. Um retrato do artista quando jovem. Tradução de Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
KAMPF, Robert. Reading the Visual -17th Century Poetry and Visual Culture. Munich: Grin Verlag, 2008.
KENYON, Erik. From Plato to Augustine. In: Augustine and the Dialogue. New York: Cambridge University Press, 2018, p. 57-81.
KNEIB, André. La calligraphie chinoise: Un bref aperçu. In: BLANCHON, Flora. Arts et Histoire de Chine. Paris: Presses de l’Université de Paris Sorbonne, 1999, p. 419-449.
KOMATSU, Shigemi; GÖTZE, Heinz. Chinese and Japanese Calligraphy Spanning Two Thousand Years: The Heinz Götze Collection. Munich: Prestel, 1989.
LEE, Rensselaer Wright. Ut pictura poesis: humanisme et théorie de la peinture, XVe-XVIIIe siècles. Paris: Macula, 1991.
LOAIZA, Fernando Romero; VALENCIA, Jorge Alberto Lozano; ARIAS, Rubén Darío Gutiérrez. Calligrafía Expresiva, Arte y Diseño. Pereira, Colombia: Universidad Tecnológica de Pereira, 2010.
LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997, p. 64-67.
MARSHALL, David. Literature and the other arts. Ut pictura poesis. In: NISBET, H. B.; RAWSON, Claude (ed.). The Cambridge History of Literary Criticism. Vol. 4. The Eighteenth Century. New York: Cambridge University Press, 2005, p. 681-699.
NAVA, Pedro. Balão Cativo. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1977.
NAVA, Pedro. Baú de Ossos. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1974.
NAVA, Pedro. Chão de Ferro. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1976.
PANICHI, Edina Regina P. A eficácia do registro de imagens como mapeamento prévio a um movimento de escrita. In: II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM. Londrina, 12, 13 e 14 de maio de 2009. Anais, p. 763-773. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Panichi_Edina%20Regina%20P.pdf. Acesso em: 20/01/2020.
PANICHI, Edina Regina P.; CONTANI, Miguel Luiz. A visualidade produzida na palavra e os fatores que conferem relevância e destaque na construção do texto em Pedro Nava. Ikala, v. 12, n. 18, p. 145-161, enero-deciembre, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2550/255020488006.pdf. Acesso em: 20/01/2020.
PANICHI, Edina Regina P.; CUSTÓDIO, José de Arimateia Cordeiro. Diálogos da Memória. In: FERNANDEZ, Luiz Carlos (org.). Interação: práticas de linguagem. Londrina: Eduel, 2019, p. 1-13.
RICOEUR, Paul. Figuring the Sacred: Religion, Narrative and Imagination. Minneapolis: Fortress Press, 1995.
ROSA, João Guimarães. Prefácio. Aletria e Hermenêutica. In: Tutameia: Terceiras Estórias. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1976, p. 3-12.
SAMPAIO, Adovaldo Fernandes. Letras e Memória. Uma breve história da escrita. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
SCALZO, Nilo. No passado, a descoberta do presente. O Estado de São Paulo, 3 jun. 1984.
SCHILLER, Friedrich. Kallias ou sobre a beleza. A correspondência entre Schiller e Körner, janeiro - fevereiro de 1793. Tradução e introdução de Ricardo Barbosa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
SOUZA, Eneida Maria. Pedro Nava, o risco da memória. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2004.
STRATI, Antonio. Organization and Aesthetics. London: Sage Publications, 1999.
STEWART-KROEKER, Sarah. Beauty, Morality, and the Promise of Happiness. In: Pilgrimage as Moral and Aesthetic Formation in Augustine’s Thought. Oxford: Oxford University Press, 2017, p. 120-159.
VALE, Vanda Arantes do. Arquivos e memórias de Pedro Nava: documentos para a biografia de um modernista. Verbo de Minas, v. 11, n. 19, p. 87-104. 2011. Disponível em: https://www.cesjf.br/revistas/verbo_de_minas/edicoes/Numero%2019/05_VANDA.pdf. Acesso em: 30/01/2019.
VALE, Vanda Arantes do. Psicanálise. Memória nas Memórias de Pedro Nava. Uma Introdução. Psicanálise & Barroco em Revista, v. 3, n. 2, p. 26-38, 2005. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/psicanalise-barroco/issue/view/323. Acesso em: 20/01/2020.
VASCONCELLOS, Eliane. De bissexto a contumaz. In: Inventário do Arquivo Pedro Nava. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2001, p. 9-32. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/pedronava/downloads/inventarionava.pdf. Acesso em: 20/01/2020.
VASCONCELLOS, Eliane; SANTOS, Matildes Demétrio dos. Escritos epistolares, utopia e arquivos. Pedro Nava e Drummond em Descendo a Rua da Bahia. O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 11-24, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/13619. Acesso em: 20/01/2020.
WETZEL, James. Parting Knowledge: Essays after Augustine. Eugene, Oregon: Cascade Books, 2013.
YEE, Chiang. Chinese Calligraphy: An Introduction toIts Aesthetic and Technique. 13ª ed. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1974.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following:
a. The authors hold copyright of the published papers; authors are the sole responsible party for published papers content; the published paper is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License which allows the sharing of the publication as long as there is acknowledgement of authorship and publishing by Revista LaborHistórico.
b. Authors should seek previous permission from the journal in order to publish their articles as book chapters. Such publications should acknowledge first publishing by LaborHistórico.
c. Authors may publish and distribute their papers (for example, at institutional repositories, author's sites) at any time during or after the editorial process by Revista LaborHistórico.