Cartas de chamada em português e em espanhol: declaração de residência e notícias de família
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.30735Parole chiave:
Filologia. Paleografia. Edição de textos. Cartas de chamadaAbstract
Este texto objetiva disponibilizar dois documentos como fontes primárias, deixando-os à disposição de pesquisadores que possam se beneficiar desses materiais. Apresento uma edição semidiplomática de dois documentos que pertencem ao Arquivo Público de São Paulo, parte integrante do Acervo do Memorial do Imigrante. Ambos documentos apresentados são do ano de 1911, um está em português e outro está em espanhol.
Riferimenti bibliografici
BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 2002.
CAMBRAIA, César Nardelli. (2005). Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes.
CROCI, Federido. O chamado das cartas: migrações, cultura e identidade nas cartas de chamada dos italianos no Brasil. Revista Locus, v. 14, n.2, 2008.
Museu de imigração do estado de São Paulo – Acervo Digital. Disponível em: http://www.inci.org.br/acervodigital/. Acesso em 15/11/2018.
SIQUEIRA, Luciana Fernandes. Edição semidiplomática de “cartas de chamada” de imigrantes portugueses (1911 – 1920). 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.