Americanus pinxit: os artistas da Real expedição botânica do Novo Reino de Granada (1783-1816) desde a epistemologia visual

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DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32394

Parole chiave:

Expedição botânica do Novo Reino de Granada. Epistemologia visual. historiografia da arte.

Abstract

Os desenhos feitos para a Real expedição botânica do Novo Reino de Granada (1783-1816) são vistos como exemplos de um gênero de representação particular dedicado ao estudo do reino vegetal. Mas o seu conteúdo vai além do trabalho específico numa empresa científica. Nesses desenhos é apontada a importância do olhar botânico, pela evidente colaboração em equipe do cientista e do artista, o que lembra a ideia da arte como ancilla ecclesiae, mas neste caso a serviço da ciência. A densidade da obra Oficina de pintores apresenta um caso em que os desenhos parecem ter o objetivo de substituir os espécimes vivos. É apropriado restringir a visão deste grupo excepcional à ilustração científica? Ao reduzir a sua produção a simples ilustrações, não se está negando a contribuição da arte à ciência ao pensá-la como ancilla scientiae? Se pensarmos no conforto das classificações historiográficas, a resposta é sim. Mas se pensarmos em um sentido amplo a resposta é negativa. O trabalho das imagens como fontes junto às representações escritas propõem uma utilização do visual que mistura a arte e a ciência, pois esses desenhos botânicos apresentam um problema de conhecimento através da imagem, porém um exemplo de epistemologia visual.

Biografia autore

Juan Ricardo Rey-Márquez, Universidad Nacional de Tres de Febrero; Universidad del Salvador

Investigador del Centro de Investigaciones en Arte Materialidad y Cultura (Centro Materia), docente de la Maestría en curaduría de las artes visuales, de la Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina. Profesor de historia del arte colonial, Carrera de gestión e historia de las artes, Universidad del Salvador, Argentina.

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Pubblicato

2020-06-06

Fascicolo

Sezione

Artigos - Dossiê Temático