<i>Italians Mad at Food</i>: performatividade virtual em defesa da identidade cultural alimentar
Palavras-chave:
Gastronomia, Mídias sociais, Canais de receita, Apropriação gastronômica, Cultura alimentar,Resumo
Ao popularizar a informação mostrando as mais diferentes experiências culinárias na internet, as mídias sociais também tornaram conhecidos os modos de fazer de diferentes regiões. Em alguns casos, a divulgação destas práticas foi duramente criticada pelos indivíduos que se identificam com dada cultura. Um desses casos é daqueles que se identificam com a cultura alimentar italiana. Estas pessoas começaram a chamar a atenção nas redes sociais em função das críticas veementes à forma como a cozinha italiana é retratada pelos canais de culinária. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise observacional qualitativa sob o ponto de vista antropológico, feita em postagens relacionadas à comida “típica” italiana apresentada nas páginas "Italians Mad at Food", “Buzzfeed Tasty” e “Tastemade” no Facebook e no Instagram, no período de dezembro de 2018 a janeiro de 2019. O objetivo de mostrar diferentes pessoas se unindo em torno do que consideram uma ofensiva reprodução da cozinha “típica” italiana é fazer uma discussão sobre a autenticidade, a legitimidade e o caráter identitário que a comida desempenha na sociedade.Downloads
Publicado
09-07-2021
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).