<i>Italians Mad at Food</i>: performatividade virtual em defesa da identidade cultural alimentar

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Mídias sociais, Canais de receita, Apropriação gastronômica, Cultura alimentar,

Resumo

Ao popularizar a informação mostrando as mais diferentes experiências culinárias na internet, as mídias sociais também tornaram conhecidos os modos de fazer de diferentes regiões. Em alguns casos, a divulgação destas práticas foi duramente criticada pelos indivíduos que se identificam com dada cultura. Um desses casos é daqueles que se identificam com a cultura alimentar italiana. Estas pessoas começaram a chamar a atenção nas redes sociais em função das críticas veementes à forma como a cozinha italiana é retratada pelos canais de culinária. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise observacional qualitativa sob o ponto de vista antropológico, feita em postagens relacionadas à comida “típica” italiana apresentada nas páginas "Italians Mad at Food", “Buzzfeed Tasty” e “Tastemade” no Facebook e no Instagram, no período de dezembro de 2018 a janeiro de 2019. O objetivo de mostrar diferentes pessoas se unindo em torno do que consideram uma ofensiva reprodução da cozinha “típica” italiana é fazer uma discussão sobre a autenticidade, a legitimidade e o caráter identitário que a comida desempenha na sociedade.

Biografia do Autor

Luiza Giordani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Antropologia Social e Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

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Publicado

09-07-2021

Edição

Seção

Artigos originais