Desafios e caminhos possíveis na relação entre Gastronomia e promoção da saúde: percepção de professores sobre o papel do gastrônomo formado em universidades federais brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Educação Superior, Universidade Pública, Promoção da Saúde,

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que objetiva analisar as percepções dos docentes de universidades federais sobre as relações entre a educação superior em Gastronomia e a promoção da saúde. Tem abordagem qualitativa, com método em duas etapas: análise documental dos projetos político-pedagógicos (PPPs) dos bacharelados em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e entrevistas semiestruturadas com professores (N=14). A análise dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo de Bardin (1977). Agruparam-se os resultados nas categorias: i. Formação de professores, desafios na construção dos PPPs dos bacharelados em Gastronomia e o seu desenvolvimento na prática e ii. Relações entre Gastronomia, conceito ampliado de saúde e promoção da saúde. Ao investigar como a promoção da saúde é trabalhada nos bacharelados, averiguou-se que parte dos docentes ainda tem uma visão de saúde atrelada ao conceito biomédico. Falta a compreensão de que são nos aspectos do gosto, da aparência, do enaltecimento da cultura alimentar e no respeito à terra e aos produtores que o gastrônomo pode promover saúde.

Biografia do Autor

Isis Fonseca Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES/UFRJ. Graduanda em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Gustavo de Oliveira Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Psicologia da Comunicação: Interação Social e Desenvolvimento Humano (2012) pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB - Catalunya). Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

09-07-2021

Edição

Seção

Artigos originais