Caminhos da formação em gastronomia no exterior: uma revisão de literatura sobre o ensino superior em quatro países

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Artes culinárias, Educação, Ensino superior, Formação,

Resumo

A Gastronomia ganhou espaço na sociedade atual se delineando como um campo transdisciplinar capaz de se tornar uma lente para compreender culturas. Porém, sua ascensão social se baseou em relações de luxo e sofisticação, praticadas e disseminadas por elites, tendo como maior referência a cultura francesa. Portanto, a presente pesquisa busca compreender o desenvolvimento de estruturas de formação profissional dos atores envolvidos nesse processo. Com abordagem qualitativa e natureza descritiva-exploratória, o trabalho se delineia como uma Pesquisa Bibliográfica que apresenta o desenvolvimento dessas formações em 4 países: França, por ser uma potência hegemônica na gastronomia, e Turquia, EUA e Irlanda, como os países que apresentaram maior relevância na produção científica sobre educação em gastronomia. Ao final, percebeu-se que essa formação se originou na prática, em relações de trabalho, e que posteriormente foi fortemente fomentada pelo mercado a fim de garantir mão-de-obra qualificada de forma mais eficiente, além disso também ficou clara a predominância das formações técnicas, assim como a criação de formações mais complexas, como bacharelados e cursos de pós-graduação, em tempos atuais.

Biografia do Autor

Filipe Pessoa dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado no curso de bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde, do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Paula Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES/UFRJ. Professora do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Juliana Dias Rovari Cordeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (Instituto Nutes/UFRJ) Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

09-07-2021

Edição

Seção

Artigos originais