Narrativas de silenciamento na formação profissional em gastronomia: histórias (não) contadas sobre as mulheres na cozinha
Palavras-chave:
Gastronomia, Gênero, História, Trabalho.Resumo
A pesquisa visou discutir a representatividade das mulheres na história da Cozinha Profissional Brasileira. O trabalho teve como objetivo geral identificar junto à bibliografia básica utilizada na formação profissional em níveis técnico e superior em gastronomia a menção a mulheres como referência para o desenvolvimento da gastronomia. O estudo classifica-se como uma pesquisa quanti e qualitativa, de abordagem descritiva e natureza aplicada. Por meio de pesquisa documental foi realizado levantamento das citações sobre as mulheres profissionais de cozinha nas três obras mais citadas como referências bibliográficas em disciplinas ligadas à história da gastronomia, nos projetos de plano de curso superior em gastronomia e de curso técnico subsequente em cozinha dos Institutos Federais. A partir da organização destas personagens na história da gastronomia observa-se a ausência de informações, a redução das contribuições das mulheres e a desqualificação das profissionais retratadas nos livros. Os resultados indicam a sub-representação das mulheres ligadas profissionalmente à cozinha e à produção de alimentos nos livros didáticos, históricos e formativos ligados à gastronomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).