Panorama dos Grupos de Pesquisa em Gastronomia cadastrados na Plataforma Lattes: uma caracterização

Autores

  • Camila da Silva Vaz Branco Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil
  • Elga Batista da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6646-4682

Palavras-chave:

Gastronomia, Alimentação, Culinária, Diretório dos Grupos de Pesquisa

Resumo

Este trabalho caracterizou os Grupos de Pesquisa (GP) em Gastronomia presentes na Plataforma Lattes a partir de uma coleta de dados, sendo o critério de seleção do Grupo a presença da palavra “gastronomia” nos campos referentes ao nome do Grupo, da linha de pesquisa e palavra-chave da linha de pesquisa. Verificou-se que, dos 71 grupos avaliados, 76% têm certificação vigente e dentre estes 54 Grupos certificados as Instituições Públicas de Ensino representam 80%. Quanto aos grupos excluídos e/ou com certificação negada observou-se a mesma distribuição entre instituições públicas (50%) e privadas (50%). Em relação ao doutorado dos líderes dos GP as áreas de destaque são Ciência e/ou Tecnologia de Alimentos (14,44%), Administração (13,41%) e Geografia (10,31%); embora 10,31% dos líderes não possuam doutorado. Detectou-se uma concentração desses GP nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste. As áreas de Turismo, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição possuem um maior número de Grupos de Pesquisa envolvendo a Gastronomia cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa. Na formação acadêmica dos líderes há considerável diversificação, refletindo a interdisciplinaridade nos GP estudados.

Biografia do Autor

Camila da Silva Vaz Branco, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil

Mestranda em Agricultura Orgânica pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGAO/UFRRJ), pós-graduada (lato sensu) em Gastronomia Contemporânea e graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa em gastronomia, alimentos e bebidas. Atualmente é servidora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atua nas áreas de: gastronomia, análises de alimentos, química, alimentos e bebidas, agroindustrialização, alimentos orgânicos e agricultura orgânica.

Elga Batista da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil

Professora adjunta da área de Alimentos e Bebidas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ. Especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é vice-coordenadora do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ e é líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB).

Downloads

Publicado

16-08-2022

Edição

Seção

Artigos originais