Panorama dos Grupos de Pesquisa em Gastronomia cadastrados na Plataforma Lattes: uma caracterização
Palavras-chave:
Gastronomia, Alimentação, Culinária, Diretório dos Grupos de PesquisaResumo
Este trabalho caracterizou os Grupos de Pesquisa (GP) em Gastronomia presentes na Plataforma Lattes a partir de uma coleta de dados, sendo o critério de seleção do Grupo a presença da palavra “gastronomia” nos campos referentes ao nome do Grupo, da linha de pesquisa e palavra-chave da linha de pesquisa. Verificou-se que, dos 71 grupos avaliados, 76% têm certificação vigente e dentre estes 54 Grupos certificados as Instituições Públicas de Ensino representam 80%. Quanto aos grupos excluídos e/ou com certificação negada observou-se a mesma distribuição entre instituições públicas (50%) e privadas (50%). Em relação ao doutorado dos líderes dos GP as áreas de destaque são Ciência e/ou Tecnologia de Alimentos (14,44%), Administração (13,41%) e Geografia (10,31%); embora 10,31% dos líderes não possuam doutorado. Detectou-se uma concentração desses GP nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste. As áreas de Turismo, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição possuem um maior número de Grupos de Pesquisa envolvendo a Gastronomia cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa. Na formação acadêmica dos líderes há considerável diversificação, refletindo a interdisciplinaridade nos GP estudados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).