Entre balanças e pitadas: a aprendizagem em gastronomia na experiência com mulheres
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.51389Palavras-chave:
Gastronomia, Educação popular, Decolonialidade, Gênero,Resumo
Os cursos de gastronomia no Brasil apresentam uma concepção eurocentrada dos saberes e fazeres culinários, o que se torna um entrave na aprendizagem daquelas que carregam consigo experiências prévias na cozinha. No caso das mulheres, a cozinha torna-se um espaço, muitas vezes ambíguo, pois, assim como elas foram, historicamente, condicionadas a ele, em sua profissionalização os caminhos são outros, de protagonismo e simbolismo. Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado com mulheres, em que a educação popular se mostrou um meio eficiente de diálogo entre a experiência de saberes feito de mulheres e a gastronomia. Assim como, apresentou caminhos para se pensar uma gastronomia brasileira menos dependente e mais decolonizada.
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