O processo de regulamentação dos profissionais de nível superior em gastronomia e suas demandas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.52325

Palavras-chave:

Gastronomia, Regulamentação, Processo Legislativo,

Resumo

Este trabalho objetivou estudar Projetos de Leis (PLs) que apresentam propostas para a regulamentação dos profissionais de nível superior em gastronomia. Utilizou-se metodologia do tipo quantitativa e qualitativa, com análise de dados descritivos, como também do tipo bibliográfico, baseado em artigos científicos e em dados do Ministério da Educação. Para o levantamento sobre PLs que tratam da regulamentação da referida profissão foram realizadas pesquisas no site do Congresso Nacional, do Governo Federal e instituições legislativas. Identificou-se cinco PLs, em que dois foram arquivados e três encontram-se em tramitação, contudo, com matérias que se diferenciam, principalmente quanto à descrição das atribuições e exigências para o profissional. Foi constatado, que os PLs não levam em consideração as formações de bacharéis e tecnólogos; e desse modo, para que a regulamentação avance, sugere-se organização, pesquisa e discussão sobre as atribuições das duas categorias e, que considerem ainda os profissionais que já atuam no mercado. Portanto, a criação de uma associação poderia ser um passo inicial para a conquista dessa regulamentação e, consequentemente, para o conselho de classe.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Martins de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Paulo Eduardo Martins de Lima, 

Funcionário aposentado da Petrobrás, bachareL em História, cursando bacharelado em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará

Eveline Alencar Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Profª Dra. Eveline de Alencar
Universidade Federal do CearáDocente do Bacharelado e Mestrado em Gastronomia - UFC
Coordenadora do Programa de Extensão Gastronomia Social
Conselheira do Consea-CearáVice-Coordenadora do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar - (CECANE - Ceará)

Leandro Pinto Xavier, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Ms Leandro Pinto Xavier,

Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1997/2001). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí, exercendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, desenvolve atividades e pesquisas na área da Sociologia Aplicada à Gastronomia e da Antropologia da Alimentação.

Alessandra Pinheiro de Goes Carneiro, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Profª Dra. Alessandra Carneiro

Professora Adjunta do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos / Universidade Federal do Ceará, com a pesquisa ENCAPSULAÇÃO DE SUBPRODUTO INDUSTRIAL DE ACEROLA EM MATRIZ COMPOSTA DE GOMA ARÁBICA E MALTODEXTRINA PARA APLICAÇÃO EM ALIMENTOS: DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO E ESTABILIDADE. Possui Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2007). Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2011) com a pesquisa “Estudo da estabilidade de açaí em pó oriundo de cultivo orgânico”. Desde Março de 2020 se encontra na Coordenação do Curso de Bacharelado em Gastronomia ICA/UFC.

Downloads

Publicado

17-01-2023

Edição

Seção

Artigos originais