Reconhecimento e caracterização do consumo e usos alimentares do molusco “sarnambi” – Anomalocardia brasiliana (Gmelin, 1791) – pela população da Região Metropolitana da Grande São Luís (MA)
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i1.54191Palavras-chave:
Gastronomia, Biodiversidade, Sarnambi, Anomalorcardia brasiliana, Molusco.Resumo
O Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do mundo, sendo essa ainda pouco valorizada como recurso alimentar, gerando problemas de soberania e segurança alimentar. Dentre as espécies nativas de moluscos da Região Metropolitana da Grande São Luís (MA), encontra-se o sarnambi (A. brasiliana). Nesse contexto, o estudo objetivou analisar o conhecimento popular e consumo da espécie na Região, gerando informações para sua valorização como recurso alimentar. Para essa caracterização, aplicou-se um questionário virtual de forma amostral a 430 pessoas (E= 4,8%, p<0,05). A maioria dos entrevistados (72%) conhecem o molusco e o consomem (62%), enquanto o termo “sarnambi” é o mais utilizado como denominação popular (78%). Já a frequência de consumo é baixa (4,6% semanal; 43% uma ou poucas vezes na vida), afetada pela falta de conhecimento de formas de preparo e pela dificuldade de encontrar o molusco no comércio local. A aquisição do recurso se dá prioritariamente em feiras de rua, mercados e peixarias, com preparo domiciliar. Dentre as preparações gastronômicas indicadas no estudo, destacam-se: torta salgada, refogados/ensopados, risotos, caldos, sopas e omeletes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Avelino Ferraz, Liz Cristina Camargo Ribas, Léo Serpa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).