Formação realizada pelo bacharelado em gastronomia e seu papel para a caracterização da gastronomia social como extensão
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.54656Palavras-chave:
Gastronomia, Formação superior, Extensão, Ações gastronômicas.Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender como a formação realizada pelo bacharelado em gastronomia pode ser fator relevante para a caracterização da gastronomia social. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e analítico baseado num relato de caso, tendo como exemplo a formação superior em gastronomia promovido pelo Bacharelado de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará – UFC e a extensão em gastronomia social, através do Programa Gastronomia Social no Jardim da Gente (GS/UFC), o qual alberga várias ações. Para isso, foram estudados os seguintes documentos: Projetos Político Pedagógico (PPC) do Bacharelado em Gastronomia da UFC (anos 2012 e 2021); e os formulários de cadastro das ações de extensão e relatórios do GS/UFC (2019 e 2021, respectivamente). Assim, foi possível constatar que a percepção e vivência da gastronomia, sem definição consensual, mas democrática, interfere na formação dos futuros profissionais, molda caminhos a serem percorridos pela academia e influencia a sociedade, principalmente através das ações extensionistas, que exerce papel relevante para o desenvolvimento humano, tanto dos discentes que a vivenciam quanto da comunidade que se beneficia.
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