Análises sobre as memórias construídas nos cursos de bacharelado em Gastronomia sobre as cozinhas brasileiras
Palavras-chave:
Gastronomia, Cozinha brasileira, Universidade pública, Bacharelado, Currículo,Resumo
Memória, educação e gastronomia são temas que se interligam entre os espaços de saberes de nossa sociedade. Desde a escola até a cozinha, os temas são como temperos se misturando e provocando sabores diversos em nossa cultura. A presente pesquisa buscou entender quais memórias das cozinhas brasileiras estão sendo construídas nas disciplinas de cozinha brasileira nos cursos de bacharelado em Gastronomia das Universidades públicas federais, tendo como base a discussão sobre memória e identidade, da seleção sobre o que é considerado representativo dessas identidades culturais brasileiras ligadas à comida, trazendo uma reflexão sobre as preparações apresentadas aos alunos. Foram utilizados os métodos de revisão bibliográfica acerca do tema, assim como entrevistas semiestruturadas com os docentes das disciplinas ligadas às cozinhas brasileiras. Entendemos que, de um modo geral, a atual abordagem está ligada à formação turística e não às cozinhas brasileiras, ligadas às memórias coletivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).