Caracterização dos cardápios de meios de hospedagem quanto à oferta de opções para pessoas com alergias e intolerâncias alimentares
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.56078Palavras-chave:
gastronomia para fins especiais, cardápios digitais, segurança do alimento, serviços de alimentaçãoResumo
O presente trabalho buscou investigar a disponibilidade de opções para pessoas com alergias alimentares e/ou intolerâncias alimentares nos cardápios dos meios de hospedagem em canais online. Foram encontrados 16 cardápios, por meio de busca remota nos principais sites de reservas. Sobre o número de opções de alimentos e bebidas presentes nesses menus verificou-se ampla variedade de alimentos e bebidas (1441 opções de alimentos e 1167 de bebidas), sendo 224 opções de alimentos e uma de bebida sem alérgenos; nove restaurantes inseriram ícones com informações para pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares em seus cardápios. Tais conteúdos podem evitar a exposição do consumidor aos alimentos causadores de alergias ou intolerâncias alimentares, pois possibilitam a identificação de alérgenos nas opções do cardápio. Observou-se a necessidade de adequações nos serviços de alimentação para pessoas que demandam uma alimentação diferenciada, e a criação de processos para garantir a segurança do alimento desse público, bem como informá-lo sobre as composições dos pratos e bebidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elga Batista da Silva, Anderson Campêlo Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).