Veropa é pai d'égua: a hospitalidade e os sabores do mercado Ver-o-Peso em Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i1.58003Palavras-chave:
Gastronomia, Ver-o-Peso, Belém do Pará, Hospitalidade, Culinária paraenseResumo
Localizado nas margens do rio Guamá, em Belém do Pará, o mercado Ver-o-Peso foi criado em 1625 como posto fiscal. No contexto do surgimento dos centros urbanos, as feiras livres podem ser consideradas um fator que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de uma determinada localidade, como o caso do Ver-o-Peso, que com o passar dos anos assumiu um papel de protagonismo na vida dos paraenses, que o utilizam como mercado de uso diário e, principalmente, como um dos principais atrativos turísticos da capital do estado. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender os aspectos históricos deste lugar, bem como as relações de hospitalidade que lá ocorrem, e debruçar-se no ponto principal da vivência e comércio do mercado – a comida paraense – traçando paralelos entre eles. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante como metodologia. Como resultados, observa-se a dualidade entre o acolher e o hostilizar tanto para a população local quanto para o turista, advindos das vivências cotidianas em um ponto turístico tão importante para Belém, que tem como característica principal a culinária e as tradições locais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniella Cristiane Santos Oliveira, Beatriz Flexa Ribeiro Proença Gomes da Silva, Flavio Henrique Gomes Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).