Curso de qualificação profissional do Programa de Extensão TransGarçonne: um relato de experiência extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.58005

Palavras-chave:

Gastronomia, LGBTQIAP+, Hospitalidade, Extensão Universitária, Educação

Resumo

Pessoas transgênero encontram diversas barreiras para a qualificação no mercado formal de trabalho. Este estudo objetiva apresentar e discutir aspectos da experiência de um estudante do bacharelado em gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em uma ação de extensão voltada para qualificação de pessoas trans. O curso faz parte das ações do núcleo de educação do programa TransGarconne. O relato de experiência retrata uma aula do curso de qualificação para atuação no setor de hospitalidade, incluindo habilidades do profissional de salão (garçom e garçonete). Os dados basearam-se no planejamento e execução das aulas da turma de 2022. Utilizou-se uma análise qualitativa a partir das anotações do caderno de campo e do acervo do programa. Buscamos problematizar questões inerentes às estratégias pedagógicas adotadas e as limitações e desafios encontrados pela equipe diante da complexidade do trabalho desenvolvido. Apontamos a necessidade de aprimoramento e a importância de ações de extensão para a formação extensionista e para que a universidade desempenhe o seu papel na redução das desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Bruno Bastos Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sou estudante do curso bacharelado de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

29-02-2024

Edição

Seção

Relatos de experiências