Curso de qualificação profissional do Programa de Extensão TransGarçonne: um relato de experiência extensionista
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.58005Parole chiave:
Gastronomia, LGBTQIAP+, Hospitalidade, Extensão Universitária, EducaçãoAbstract
Pessoas transgênero encontram diversas barreiras para a qualificação no mercado formal de trabalho. Este estudo objetiva apresentar e discutir aspectos da experiência de um estudante do bacharelado em gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em uma ação de extensão voltada para qualificação de pessoas trans. O curso faz parte das ações do núcleo de educação do programa TransGarconne. O relato de experiência retrata uma aula do curso de qualificação para atuação no setor de hospitalidade, incluindo habilidades do profissional de salão (garçom e garçonete). Os dados basearam-se no planejamento e execução das aulas da turma de 2022. Utilizou-se uma análise qualitativa a partir das anotações do caderno de campo e do acervo do programa. Buscamos problematizar questões inerentes às estratégias pedagógicas adotadas e as limitações e desafios encontrados pela equipe diante da complexidade do trabalho desenvolvido. Apontamos a necessidade de aprimoramento e a importância de ações de extensão para a formação extensionista e para que a universidade desempenhe o seu papel na redução das desigualdades sociais.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Bruno Bastos Ribeiro da Silva, Renato Monteiro
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).