Saberes, sabores e (in)justiças: escrevivências femininas negras sobre os sentidos que preenchem os sabores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.61163

Palavras-chave:

escrevivência, saber-sabor, feminino, fome., Gastronomia

Resumo

Este ensaio teórico é uma provocação sobre os sentidos que preenchem as palavras e as palavras que nomeiam os sentidos. Se saber é etimologicamente sabor, perguntamos os sentidos desses sabores. Uma vez que as experiências dos sabores se relacionam com as vivências corporificadas, enfatizamos as Escrevivências de mulheres que utilizam a arte/literatura para denúncias de suas cosmopercepções, as quais celebramos como espelho de realidades invisibilizadas na dinâmica brasileira. Inscrevemos a colonialidade como recorte que perdura e acentua as diferenças e ousamos demarcar as reexistências possíveis. Nosso objetivo é revisitar formatos engessados e propor novos caminhos para o desenvolvimento de pesquisa no campo da Gastronomia que olhe múltiplos sentidos e poéticos das palavras. Transitamos entre diferentes perspectivas, de Brillat-Savarin a Rubens Alves, propondo caminhos para revisitar lógicas eurocêntricas hegemônicas e para construir novas linguagens e olhares que contemplem intelectuais contra hegemônicos e convocando também autoras da literatura. Por fim, atentamos para a fome como uma urgência que pertence ao campo da Gastronomia e fica à sombra nas pesquisas e escritos.

Biografia do Autor

Lourence Cristine Alves, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ. Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz. Bacharel em Gastronomia pela UFRJ e em História pela UERJ. Professora adjunta do departamentoo de ciência dos alimentos, no curso de Gastronomia da UFBA. Pesquisadora de Alimentação e Cultura, Gastronomia e Afrobrasilidades, Gastronomia, gênero, raça e racismo, Interseccionalidades e alimentação.

Isis Pereira Coutinho-Degani, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rj, Brasil.

Doutoranda do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Filho- EPSJV/FIOCRUZ. Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Augusto Motta - UNISUAM. Assistente social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ.

Leticia Maria Lima Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rj, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

29-02-2024

Edição

Seção

Ensaios teóricos