Gastronomia e cultura do estado do Paraná: do Barreado à Carne de Onça
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.62600Palavras-chave:
Gastronomia, Barreado, Carne de onça, Gastronomia paranaense, História da alimentaçãoResumo
Este relato procurou demonstrar a importância da valorização da gastronomia sob o ponto de vista socioeconômico e cultural através da descrição histórica e técnica de dois preparos típicos do estado do Paraná elaborados à base de carne bovina: o Barreado e a Carne de Onça. O Barreado foi reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial como um produto distinto, recebendo o Selo de Indicação de Procedência - Barreado do Litoral do Paraná, sendo preparado com carne bovina e demais condimentos numa panela selada/barreada com farinha de mandioca, obedecendo uma sequência de elaboração e finalização que envolvem conhecimentos técnicos e culturais diferenciados. Já a Carne de Onça é um prato preparado a partir de carne crua com diversos condimentos e servida numa broa escura de centeio, tendo sido classificado como um dos 10 melhores pratos de carne crua no mundo. Ambos os preparos estão contribuindo para preservação e manutenção da cultura e memória do povo paranaense, bem como permitindo a valorização de produtos simples e genuínos das regiões envolvidas, beneficiando pequenos negócios e produtores, além do segmento turístico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cláudia Helena Degáspari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).