Tessitura culinária regional brasileira: uma análise das iniciativas de fomento e suas implicações na promoção da saúde e desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.62676Palavras-chave:
Gastronomia, Culinária regional, Cultura alimentar, Política públicaResumo
As culinárias regionais têm sido alvo de estudos mundiais. Elas valorizam ingredientes locais, promovem a integração sustentável entre o homem e o meio ambiente, gerando renda e empregos para grupos rurais. Dessa forma, a presença de políticas públicas é crucial para garantir e estimular o regionalismo e as tradições culinárias brasileiras. Assim, tem-se como objetivo verificar as iniciativas de fomento às culinárias regionais brasileiras desenvolvidas no âmbito da Gestão Federal. Trata-se de uma pesquisa documental realizada nos portais do Governo Federal Brasileiro, com levantamento e análise crítica das iniciativas e ações de fomento às culinárias regionais do país. Constataram-se diversas produções dos Ministérios da Educação e da Cidadania, destacando-se a publicação do novo Guia Alimentar para População Brasileira e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Este estudo evidenciou a dimensão e complexidade da culinária regional, tendo em vista a existência de políticas públicas com abordagens na perspectiva da promoção da saúde, da educação em alimentação e nutrição, do turismo gastronômico e do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Henrique Machado Sousa, Natália Martins, Vitor Santos, Alícia Sei, José Arimatea Bezerra, Selene Benevides, Diana Carvalho, Francisca Elisângela Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).