O ensino da cozinha brasileira para crianças de 10 e 11 anos: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.64375Palavras-chave:
Cozinha brasileira, Educação, Milho, GastronomiaResumo
Este relato é resultado da aproximação entre a cozinha brasileira e a educação de 35 crianças de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Curitiba. O objetivo prioritário desta atividade foi introduzir o tema da formação da cozinha brasileira às crianças, a fim de incentivá-las a conhecerem, reproduzirem e respeitarem as preparações nacionais. Além desse, o objetivo secundário de instigar ideias para a formação dos trabalhos apresentados na “Mostra do Conhecimento”, evento sediado anualmente na instituição, esteve presente. A aula, que se repetiu para duas turmas, compreendeu teoria e prática. Primeiro, a introdução da história da alimentação do Brasil e as expressões alimentares brasileiras e, por fim, a feitura de uma receita de bolo de fubá, uma vez que o milho recebeu enfoque temático. Em conclusão, os interesses despertados sobre a cozinha brasileira e os trabalhos elaborados pelos e pelas estudantes demonstraram que os objetivos propostos para essa atividade foram coerentes e passíveis de serem atingidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Megel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).