Formação no bacharelado em gastronomia: análise por eixos temáticos disciplinares
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.65482Palavras-chave:
Egresso, Alimentação, Ensino Superior, GastronomiaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar os eixos temáticos disciplinares dos bacharelados em gastronomia das universidades públicas federais brasileiras. O método qualitativo utilizou o método exploratório documental com base nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). O estudo contemplou um total de cinco instituições. Embora não exista uma diretriz curricular nacional específica, os cursos demonstram um alinhamento mínimo na oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, conforme os eixos temáticos levantados: i) Comunicação e Idiomas; ii) Gestão, Planejamento e Empreendedorismo; iii) Práticas e Técnicas Gastronômicas; iv) Educação e Humanidades; v) Ciência e Tecnologia dos Alimentos; e vi) Produção Científica em Gastronomia. Os currículos refletem o esforço de cada instituição em construir uma gastronomia plural, adaptada à sua realidade. Contudo, há limitações na distribuição e aprofundamento de cada eixo temático. Este estudo sugere o desenvolvimento de novas pesquisas para análises mais aprofundadas e específicas, visando detalhar as habilidades que o bacharelado em gastronomia se propõe a desenvolver. A relevância dessas pesquisas reside tanto na melhoria contínua dos PPCs dos cursos de gastronomia, quanto na segurança profissional dos egressos em explorar diversos espaços no mercado de trabalho. Destaca-se que uma melhoria nessas distribuições possibilitará ao egresso uma visão mais ampla e segura dos espaços que podem ser ocupados, bem como um olhar para a alimentação como elemento transversal e multidisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cássia Santos Amaral, Lucas Braga, Paulo Henrique Machado Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).