Caminhos para a formação profissional em gastronomia: o pioneirismo do curso de bacharelado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.54926Mots-clés :
Gastronomia, Formação Superior, Bacharelado em Gastronomia, Atuação profissional, Ciência Gastronômica.Résumé
Criado no Brasil em meados dos anos 2000, o inovador curso de bacharelado em Gastronomia oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) surgiu para suprir a demanda social de profissionais que não só dominassem as técnicas de produção, mas que para além disso, compreendessem o alimento de forma social, antropológica, geográfica e política. O objetivo desta narrativa foi registrar as movimentações que precederam o desenvolvimento do curso da UFRPE, desde sua conceitualização até os percursos sinuosos de seus primeiros anos de funcionamento em uma Instituição de Ensino Superior Pública. Além disso, discorrer sobre a oferta de cursos nas modalidades de tecnólogo e bacharelado e dialogar sobre os desafios da formação e atuação profissional diante da pouca regulamentação oficial, tanto para o ensino superior e técnico, como para o exercício profissional. A partir de uma entrevista concedida pelas professoras que idealizaram o curso pioneiro, foi possível ter conhecimento do projeto de extensão que fundamentou a ideia de abertura do primeiro bacharelado em Gastronomia do Brasil, na UFRPE, na cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Antonio Gomes de Castro Neto, Arthur Victor da Silva, Neide Kazue Sakugawa Shinohara 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).