Gastronomia e educação profissional nas escolas públicas brasileiras: análise do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.54973Mots-clés :
Gastronomia, Educação, Escola pública, Ensino médio, Educação profissional,Résumé
A oferta de formações relacionadas a Gastronomia nas escolas públicas do Brasil ocorre por meio da Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos são divulgados por meio do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) tornando este documento basilar para a compreensão do direcionamento da formação profissional vinculada a área. O presente trabalho tem o objetivo de analisar os cursos técnicos relacionados à Gastronomia aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que constituiu como corpus empírico para levantamento das informações a análise da quarta edição do CNCT, tendo sido selecionados todos os cursos que mencionam a palavra-chave “gastronomia” em suas descrições, o perfil disponibilizado e a indicação de área de atuação. Como resultado, foram encontrados sete cursos: Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Confeitaria, Técnico em Panificação, Técnico em Viticultura e Enologia, Técnico em Gastronomia e Técnico em Serviço de Restaurante e Bar. A partir das análises foi possível compreender que a Gastronomia é relacionada aos cursos pela esfera da produção culinária, que o curso Técnico em Gastronomia apresenta ênfase em gestão de empreendimentos gastronômicos e o curso Técnico em Alimentação Escolar é o primeiro a incluir a possibilidade de atuação no campo da Educação Alimentar e Nutricional nas escolas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Annah Bárbara Pinheiro dos Santos, Carlos Soares Barbosa 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).