Metodologia de ensino baseada em projeto nos cursos de Gastronomia: relato de experiência em Cozinha Brasileira II
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.55067Mots-clés :
Gastronomia, Prática pedagógica, Ensino-aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL),Résumé
A unidade curricular de Cozinha Brasileira II do curso de Bacharelado em Gastronomia prevê em sua ementa os conteúdos das macrorregiões brasileiras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Compreendendo o processo de ensino-aprendizagem como possibilidade de desenvolver habilidades por meio de conhecimento consolidado, desenvolver e aplicar metodologias que abarque teoria e prática se faz coerente. O objetivo deste relato de experiência de ensino é descrever e contribuir na sistematização de práticas pedagógicas no curso superior de Gastronomia. A metodologia aplicada nesta prática conta com três pressupostos basilares: planejamento, multidisciplinaridade e metodologia ativa. O planejamento docente propôs atividade com referências e fundamentações teóricas, convite ao discente a desenvolver o caráter multidisciplinar e sua aplicabilidade, bem como a utilização de metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto - PBL. A partir disto foi realizado avaliação docente e coleta de percepção discente acerca da metodologia de avaliação. Como resultado dessa prática é possível observar por parte do docente e também dos discentes, que o envolvimento discente no projeto, por meio de pesquisa em fontes distintas, consideram o caráter multidisciplinar da gastronomia, bem como desvela habilidades paralelas ao objetivo principal.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Gabriela Cruz Aguiar, Carina Ellen da Silva Santos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).