Os efeitos da fase lútea no comportamento alimentar
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.61347Mots-clés :
Gastronomia, Ciclo menstrual, Alimentação, Menstruação, NutrientesRésumé
O seguinte trabalho objetiva compreender a influência da fase lútea do ciclo menstrual no comportamento e nas escolhas alimentares de pessoas que menstruam, para além da análise de questões nutricionais, buscando compreender o papel da Gastronomia neste tema. O método utilizado foi qualitativo e descritivo, com base em artigos científicos relacionados com a temática. Como resultado, a partir da investigação de aspectos biológicos e nutricionais, é apresentada uma tabela de alimentos recomendados para este período e a criação de um prato a partir destes insumos, para valorizar o prazer e a conexão com a comida. É evidente a escassez de publicações acadêmicas brasileiras na temática, principalmente, na Gastronomia. Conclui-se que a influência das variações hormonais no ciclo menstrual além de ser perceptível, possui um papel significativo na regulação do metabolismo e das necessidades nutricionais ao longo das diferentes fases do ciclo. Este resultado abre caminho para futuros estudos que visam compreender de forma abrangente como essas variações hormonais afetam as preferências alimentares, o metabolismo energético e a resposta do corpo aos diferentes nutrientes nas demais fases do ciclo menstrual, sendo possível abranger não apenas nutrientes, mas uma maior variedade de alimentos recomendados e preparações a partir dos mesmos.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Katharina Backes Costa Silva 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).