Adaptação de metodologias para a ministração de aulas práticas remotas na área de Alimentos e Bebidas: um relato de experiência
Parole chiave:
Gastronomia, Degustação técnica, Ensino remoto emergencial, Take awayAbstract
A necessidade de adaptação das atividades para o ensino remoto emergencial pela pandemia gerou também a demanda por um novo modelo para ministração de conteúdos práticos para disciplinas de Alimentos e Bebidas (A&B). Para tanto, criaram-se materiais para os discentes e entregues em sistema de take away, o que fomentou o relato desse trabalho sobre as ações desenvolvidas para ofertar atividades práticas remotas de A&B durante a atual pandemia. Uma pesquisa de opinião realizada com discentes atendidos pela atividade também foi efetuada; cujos resultados demostraram que 95,2% dos alunos consideraram válido retirar amostras para as atividades de degustação técnica. Também 95,2% afirmaram que ficaram muito satisfeitos com os alimentos elaborados para a degustação; sobre as bebidas 71,4% manifestaram alta satisfação. Acerca das embalagens usadas, 90,5% apontaram que estavam muito satisfeitos com esses insumos e as identificações dos produtos alimentícios. Conclui-se que embora o formato de degustação técnica remota seja distante do conceito original de aulas práticas, tendo o discente enquanto agente ativo da aprendizagem, esse tipo de adaptação é viável para momentos como o da pandemia.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).