O churrasco como emblema alimentar cultural, técnica e discussões sobre gênero
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.61080Parole chiave:
Churrasco, Técnicas, Gêneros, Mulheres, GastronomiaAbstract
O universo do churrasco, para além de técnicas e cortes, possibilita reflexões sociais e culturais. Deste modo, abrange questões relacionadas ao papel da mulher nesse meio ainda predominantemente masculino. Assim, procurou-se analisar o funcionamento da prática do churrasco em São Borja-RS, Brasil, de modo a identificar a presença feminina nesses espaços. Para isso, foram realizadas entrevistas com questionário de perguntas abertas semiestruturadas com seis pessoas que já estão inseridas neste meio e a partir disso analisou-se e comparou-se as informações obtidas. Observou-se que, na cidade de São Borja, o gênero que ainda prevalece na execução do churrasco é o masculino, embora seja possível notar uma mudança neste cenário, a partir da introdução e naturalização da presença feminina neste meio. Para além disso, observa-se que o churrasco permeia um conjunto complexo de técnicas, ingredientes, cortes cárneos e aspectos culturais que enriquecem o assunto e tornam o ato de prepará-lo extremamente rico e subjetivo.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Eduarda Merljak Corrêa, Marianna Pozzatti
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).