“Mulheres de tacho”: a educação para o trabalho doméstico no bairro rural do Taquari (1940-1960)
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.61242Parole chiave:
Bairros rurais, Divisão do trabalho, Trabalho dos cuidados, GastronomiaAbstract
O presente texto objetiva refletir sobre a educação para o trabalho doméstico, por meio do viés da alimentação e cultura, tendo como recorte o bairro rural do Taquari, localizado no município de Leme, interior de São Paulo, na metade do século XX. A análise fundamenta-se em uma bibliografia sobre modos de vida tradicionais de habitantes da região e suas relações econômicas e sociais, acrescidos de relatos da minha avó materna, nascida no referido bairro, sobre suas lembranças de infância. Constata-se, assim, que a educação para o trabalho e para o cumprimento de funções sociais é marcada pela divisão entre os gêneros masculino e feminino, materializando-se nas práticas e experiências cotidianas das crianças. De forma dicotômica, nesse contexto, o trabalho visível, referente a atividades que envolvem remuneração financeira, associa-se ao masculino, ao passo que o trabalho doméstico – que abrange, entre outras atribuições, o preparo de alimentos e refeições – vincula-se ao feminino. Neste sentido, este texto reitera a importância de valorizar experiências femininas, bem como a dimensão dos trabalhos dos cuidados, atividades essenciais para a manutenção da vida, da sociedade e da economia.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Ana Júlia Galassi Gobesso
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).