O projeto Nudging Menu
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.64742Parole chiave:
Gastronomia, Veganismo, Distopia, Urbanismo, SustentabilidadeAbstract
Manifestações artísticas, construídas com experiências imersivas, têm sido a proposta do chef autor do cardápio, que se utiliza de alimentos para sensibilizar seu público em relação às maneiras com que nos relacionamos com estes alimentos, levando-nos a pensar criticamente. Em seu projeto "Nudging Menu", o chef cutuca as pessoas para críticas mais profundas, apresentando um cardápio vegano e com imagens distópicas explorando, em suas criações, a intersecção entre gastronomia e arte, convidando os participantes a uma jornada sensorial que vai além do simples ato de comer. Através de apresentações visualmente impactantes e sabores cuidadosamente harmonizados, busca provocar reflexões sobre sustentabilidade, tecnologia, desperdício de alimentos e a importância da alimentação consciente. Seu trabalho destaca a capacidade da culinária de transcender a função nutricional e se tornar uma forma poderosa de expressão artística e social.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Alexandre Paredes Rigon

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
