Notas sobre cultura e cerveja
Palavras-chave:
Cerveja, Cultura, Estilos e Escolas CervejeirasResumo
O trabalho busca relacionar a ideia de cultura e cerveja em dois grandes planos: um primeiro explorando uma conceituação teórica geral, trazendo interpretações da literatura acerca do conceito de cultura, e um segundo buscando compreender como que a conceituação de estilos e escolas cervejeiras podem ser interpretadas também como expressão de hábitos e costumes de povos e nações que tem na fabricação e consumo de cervejas, um elemento vital da expressão de identidade. A metodologia usada parte da interpretação de fontes primárias, isto é, de uma revisão bibliográfica mais ampla sobre o conceito de cultura, e em seguida analisa de como esta conceituação geral se aplica à interpretação das escolas e estilos cervejeiros. Ou seja, o objetivo da pesquisa é compreender as escolas e estilos cervejeiros não apenas como expressão meramente técnica, mas, mas sim como expressão de cultura. É um ensaio teórico que visa apresentar um olhar para as escolas e estilos cervejeiros a partir de conceitos clássicos das ciências humanas sobre a cultura.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
16-08-2022
Edição
Seção
Ensaios teóricos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).