Percepções de aprendizagem em gestão de custos para o setor de A&B: um estudo comparativo entre estudantes de Gastronomia e Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.52623Palavras-chave:
Educação, Gastronomia, Gestão de Custos, Ciências ContábeisResumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal explorar o panorama do ensino em gestão de custos aplicado ao contexto de A&B, tendo como amostra alunos dos cursos de Gastronomia e de Ciências Contábeis de uma universidade da cidade de São Paulo. A pesquisa tem caráter básico e exploratório, efetuada por meio de levantamento bibliográfico e questionário fechado aplicado aos estudantes. Buscou-se comparar a percepção do conhecimento adquirido sobre gestão de custos, a capacidade de aplicar ferramentas de gestão de custos ao contexto de A&B e suas percepções quanto ao papel dos profissionais de gastronomia nos processos de gestão de custos de cardápio. Dentre outros resultados, pôde-se observar quais ferramentas de custos tradicionais os estudantes conhecem e quais saberiam aplicar no contexto de A&B. Também pôde-se observar que os estudantes consideram a gestão de custos entre os 5 primeiros fatores críticos de sucesso para o setor. Esta pesquisa se mostra relevante uma vez que o setor gastronômico representa grande movimentação econômica nacional e o auxílio profissional no processo de gestão de custos de cardápio pode aumentar a sobrevivência e a competitividade do setor.
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