O espaço doméstico na culinária profissional de cozinheiras escolares: persistência das normas de gênero e das expectativas sociais
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v3i2.61254Palavras-chave:
Trabalho feminino, Culinária, Cozinha Doméstica, Cozinha Profissional, GastronomiaResumo
Este ensaio discute como o espaço doméstico desempenha um papel fundamental na mediação da relação das mulheres com a culinária, mesmo quando essa atividade é praticada no âmbito profissional, com um foco específico na experiência das cozinheiras escolares. Embora essas profissionais desempenhem um papel crucial na preparação de refeições escolares, evidencia-se que suas práticas culinárias são profundamente enraizadas em suas experiências domésticas, com valores, tradições e habilidades culinárias aprendidas em casa, influenciando diretamente sua abordagem no preparo da alimentação escolar. Essa continuidade entre o espaço doméstico e o ambiente de trabalho demonstra a persistência das normas de gênero e das expectativas sociais enquanto mediações da atividade culinária feminina, mesmo em contextos profissionais. Nesse sentido, considera-se necessário entender a existência desses liames, mas também legitimar o trabalho culinário realizado por estas mulheres, como passível de reconhecimento profissional.
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