This is an outdated version published on 2023-11-30. Read the most recent version.

Fragments and absences:

modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223

Keywords:

História da Dança, Florianópolis, Dança

Abstract

The historical context of the development of teaching activities and choreographic production in the city of Florianópolis, capital of the State of Santa Catarina, is the focus of this article. From fragments and absences, a journey that starts from classical ballet as a reference for dance production in the 1940s and goes all the way to the first contemporary productions of the 1980s. An approach to the constitution of this municipality since the 16th century, from the perspective of its colonization process and migratory flows, was included to highlight the development of dance in the specificity of its environment and in its different historical moments.

Author Biography

Vera Lúcia Amaral Torres, Universidade Federal de Santa Catarina

Vera Lúcia Amaral Torres é Doutora em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes: Teatro e Dança pela Universidade Paris 8, França (2012); Mestre em Artes: Dança (Master 2) - Universidade Paris 8 (2006); Mestre em Comunicação e Semiótica ? PUC/SP (2000); Licenciada em Educação Física - Instituto Porto Alegre ? RS (1986). Professora Universitária: CDS / Universidade Federal de Santa Catarina (desde 1997). Coordenadora de diversos projetos de extensão relacionados à dança, entre eles: Projeto Dança Moderna - UFSC (1998), Projeto Dança Corpo Investigativo-UFSC (2001-2003), Projeto Tubo de Ensaio - Corpo: Cena e Debate - parceria entre CDS/UFSC e Ceart/Udesc (2001-2016) e Projeto Café com Dança - UFSC (2013-2017). Organizadora dos livros Tubo de Ensaio: experiências em dança e arte contemporânea (Florianópolis: Edição dos Autores, 2006); Coleção Dança Cênica: Pesquisas em Dança - vol.1 (Joinville, Letra d?água, 2008); Histórias da Dança: Coleção Dança Cênica - vol.2 (Florianópolis: IOSC, 2012) e Tubo de Ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016). Coordenadora e Curadora do Festival Semana da Dança UFSC (Edições 2012, 2013 e 2017). Membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (2003-2004); Membro do Conselho Municipal de Política Cultural (Florianópolis /SC, 2011-2013). Atuou como bailarina entre 1988 e 1995 em grupos de dança de Porto Alegre: Grupo Experimental Tal, Choreo Grupo de Dança e Anima Cia de Dança.

References

BREHSAN, Nastaja Roussenq. A formação de bailarinas e bailarinos contemporâneos em Florianópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

COLLAÇO, Vera. Um teatro para o trabalhador de Florianópolis. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A casa do baile. Estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 211-236.

CORRÊA, Carlos Humberto P. História de Florianópolis - Ilustrada. Florianópolis: Insular, 2005. 2a ed.

FLORES, Maria B. R. Estética e Modernidade: à guisa de introdução. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A Casa do Baile. Estética e Modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 11-38.

FOSSARI, Teresa Domitila. Cultura pré-histórica da Ilha de Santa Catarina. In: MELO Osvaldo Ferreira de (org.) História Sociocultural de Florianópolis. Florianópolis: Clube Doze de Agosto / I.H.G.S.C, Lunardelli, 1991.

LUNARDELLI, Daniel H, França. A Cidade Milagre: novos contornos de uma Florianópolis em vias de modernização. Cadernos NAUI. Vol. 2, n. 2, jan -jun 2013.

MEYER, Sandra. Novos tempos para a dança nos anos 1970. In: MEYER Sandra, NORA, Sigrid e PEREIRA. Roberto (org.) Seminários de Dança - História em Movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. p.103 - 116

NUNES, Sandra Meyer. A Dança Cênica em Florianópolis. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1994. (Cadernos de Cultura e Educação, n° 2).

SIMÃO, Charlene. A cena da dança contemporânea em Florianópolis - 1972 a 2008: vestígios e reverberações. 2008. Monografia (Graduação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Curso de Artes Cênicas, Florianópolis, 2008.

SIMÃO, Charlene e BREHSAN, Nastaja. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.121-140

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense, DVD, documentário, FUNARTE : Florianópolis/SC, maio de 2010.

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.141-171

Published

2022-07-29 — Updated on 2023-11-30

Versions

How to Cite

TORRES, Vera Lúcia Amaral. Fragments and absences:: modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 290–317, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53223. Acesso em: 27 jul. 2024.