Ceci est une version obsolète publiée le 2023-11-30. Consultez la version la plus récente.

De fragmentos e ausências:

modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223

Mots-clés :

História da Dança, Florianópolis, Dança

Résumé

O contexto histórico de desenvolvimento das atividades de ensino e produção coreográfica da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina é o foco de análise deste artigo. De fragmentos e ausências, um percurso que vai da hegemonia do balé clássico, a partir da década de 1940, até as primeiras produções contemporâneas dos anos 1980. Uma abordagem sobre o modo de constituição deste município desde o século XVI, na perspectiva de seu processo de colonização e seus fluxos migratórios, foi incluída para evidenciar o desenvolvimento da dança na especificidade de seu ambiente e em seus diferentes momentos históricos.

Biographie de l'auteur

Vera Lúcia Amaral Torres, Universidade Federal de Santa Catarina

Vera Lúcia Amaral Torres é Doutora em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes: Teatro e Dança pela Universidade Paris 8, França (2012); Mestre em Artes: Dança (Master 2) - Universidade Paris 8 (2006); Mestre em Comunicação e Semiótica ? PUC/SP (2000); Licenciada em Educação Física - Instituto Porto Alegre ? RS (1986). Professora Universitária: CDS / Universidade Federal de Santa Catarina (desde 1997). Coordenadora de diversos projetos de extensão relacionados à dança, entre eles: Projeto Dança Moderna - UFSC (1998), Projeto Dança Corpo Investigativo-UFSC (2001-2003), Projeto Tubo de Ensaio - Corpo: Cena e Debate - parceria entre CDS/UFSC e Ceart/Udesc (2001-2016) e Projeto Café com Dança - UFSC (2013-2017). Organizadora dos livros Tubo de Ensaio: experiências em dança e arte contemporânea (Florianópolis: Edição dos Autores, 2006); Coleção Dança Cênica: Pesquisas em Dança - vol.1 (Joinville, Letra d?água, 2008); Histórias da Dança: Coleção Dança Cênica - vol.2 (Florianópolis: IOSC, 2012) e Tubo de Ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016). Coordenadora e Curadora do Festival Semana da Dança UFSC (Edições 2012, 2013 e 2017). Membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (2003-2004); Membro do Conselho Municipal de Política Cultural (Florianópolis /SC, 2011-2013). Atuou como bailarina entre 1988 e 1995 em grupos de dança de Porto Alegre: Grupo Experimental Tal, Choreo Grupo de Dança e Anima Cia de Dança.

Références

BREHSAN, Nastaja Roussenq. A formação de bailarinas e bailarinos contemporâneos em Florianópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

COLLAÇO, Vera. Um teatro para o trabalhador de Florianópolis. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A casa do baile. Estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 211-236.

CORRÊA, Carlos Humberto P. História de Florianópolis - Ilustrada. Florianópolis: Insular, 2005. 2a ed.

FLORES, Maria B. R. Estética e Modernidade: à guisa de introdução. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A Casa do Baile. Estética e Modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 11-38.

FOSSARI, Teresa Domitila. Cultura pré-histórica da Ilha de Santa Catarina. In: MELO Osvaldo Ferreira de (org.) História Sociocultural de Florianópolis. Florianópolis: Clube Doze de Agosto / I.H.G.S.C, Lunardelli, 1991.

LUNARDELLI, Daniel H, França. A Cidade Milagre: novos contornos de uma Florianópolis em vias de modernização. Cadernos NAUI. Vol. 2, n. 2, jan -jun 2013.

MEYER, Sandra. Novos tempos para a dança nos anos 1970. In: MEYER Sandra, NORA, Sigrid e PEREIRA. Roberto (org.) Seminários de Dança - História em Movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. p.103 - 116

NUNES, Sandra Meyer. A Dança Cênica em Florianópolis. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1994. (Cadernos de Cultura e Educação, n° 2).

SIMÃO, Charlene. A cena da dança contemporânea em Florianópolis - 1972 a 2008: vestígios e reverberações. 2008. Monografia (Graduação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Curso de Artes Cênicas, Florianópolis, 2008.

SIMÃO, Charlene e BREHSAN, Nastaja. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.121-140

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense, DVD, documentário, FUNARTE : Florianópolis/SC, maio de 2010.

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.141-171

Publiée

2022-07-29 — Mis à jour le 2023-11-30

Versions

Comment citer

TORRES, Vera Lúcia Amaral. De fragmentos e ausências: : modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 290–317, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53223. Acesso em: 21 nov. 2024.