Dança e docência:
entre desafios e possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970Mots-clés :
Formação de professores de dança, Ensino de dança na escola., DançaRésumé
O artigo teve como foco a formação do professor de dança para o contexto escolar, tendo por objetivo compreender como vem se configurando a formação inicial do professor de dança no Brasil, no contexto de uma universidade pública com trajetória consolidada na área. Teoricamente operou com a ideia de profissional prático reflexivo, em articulação com o conhecimento profissional docente. Metodologicamente, desenvolveu-se com entrevistas narrativas. A análise foi construída a partir do eixo: a formação inicial do professor de dança. Defende-se que o estudante possa experimentar a docência em ambiente escolar, ainda que seja difícil encontrar professores com essa formação atuando com o ensino de dança nas escolas. Conclui-se que os processos de ensino e aprendizagem em dança dialogam e encontram aderência com a perspectiva do ateliê e da prática reflexiva.
Palavras-chave:formação de professores de dança; epistemologia da prática; base deconhecimento profissional docente.
Références
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei n° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.
BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 28, n.1, p. 11-30, 2002.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. V. 17, n. 51, set/dez. 2012.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20ª São Paulo: Paz e terra, 1997.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. 5ª Edição. São Paulo: Cortez, 2010.
MILLS, W. C. A Imaginação Sociológica. 6ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SHULMAN. Lee Shulman. Conhecimento e ensino: fundamentos para nova reforma. Cadernos Cenpec. v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014.
SOTER, S. C. Saberes docentes para o ensino de Dança: relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e Educação Física que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e região metropolitana 2016. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.