Dança e docência:

entre desafios e possibilidades

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970

Mots-clés :

Formação de professores de dança, Ensino de dança na escola., Dança

Résumé

O artigo teve como foco a formação do professor de dança para o contexto escolar, tendo por objetivo compreender como vem se configurando a formação inicial do professor de dança no Brasil, no contexto de uma universidade pública com trajetória consolidada na área. Teoricamente operou com a ideia de profissional prático reflexivo, em articulação com o conhecimento profissional docente. Metodologicamente, desenvolveu-se com entrevistas narrativas. A análise foi construída a partir do eixo: a formação inicial do professor de dança. Defende-se que o estudante possa experimentar a docência em ambiente escolar, ainda que seja difícil encontrar professores com essa formação atuando com o ensino de dança nas escolas. Conclui-se que os processos de ensino e aprendizagem em dança dialogam e encontram aderência com a perspectiva do ateliê e da prática reflexiva. 

Palavras-chave:formação de professores de dança; epistemologia da prática; base deconhecimento profissional docente.

Bibliographies de l'auteur

Cecília Silvano Batalha, Fundação Municipal de Educação de Niterói, Rio de Janeiro

Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), Niterói–Rio de Janeiro (RJ)–Brasil. Professora de Dança. Doutora em Educação pela UFRJ. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação deProfessores (Geped/UFRJ/CNPq).

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ vinculada ao Programa de Pós graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de professores (GEPED/CNPQ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ e Cientista do nosso Estado da Faperj.

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Publiée

2023-09-02 — Mis à jour le 2024-05-09

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SILVANO BATALHA, Cecília; BARRETO DA CRUZ, Giseli. Dança e docência: : entre desafios e possibilidades. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 28–48, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/58970. Acesso em: 23 nov. 2024.