Dança e docência:
entre desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970Palavras-chave:
Formação de professores de dança, Ensino de dança na escola., DançaResumo
O artigo teve como foco a formação do professor de dança para o contexto escolar, tendo por objetivo compreender como vem se configurando a formação inicial do professor de dança no Brasil, no contexto de uma universidade pública com trajetória consolidada na área. Teoricamente operou com a ideia de profissional prático reflexivo, em articulação com o conhecimento profissional docente. Metodologicamente, desenvolveu-se com entrevistas narrativas. A análise foi construída a partir do eixo: a formação inicial do professor de dança. Defende-se que o estudante possa experimentar a docência em ambiente escolar, ainda que seja difícil encontrar professores com essa formação atuando com o ensino de dança nas escolas. Conclui-se que os processos de ensino e aprendizagem em dança dialogam e encontram aderência com a perspectiva do ateliê e da prática reflexiva.
Palavras-chave:formação de professores de dança; epistemologia da prática; base deconhecimento profissional docente.
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